Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 16h36
Senador anunciou que vai retomar bandeira do gasoduto até Porto Velho
O reforço político que projetos estratégicos para o desenvolvimento de Rondônia ganharam com a eleição do senador Valdir Raupp a vice-presidente nacional do PMDB foi tema predominante durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (11), no Aquárius Selva Hotel. Raupp, que deve assumir a presidência do maior partido do país em março ou abril, reafirmou seu compromisso em levar adiante grandes projetos, que são também compromissos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como as pontes – sobre os rios Abunã, no distrito de Abuná e Mamoré, em Guajará-Mirim – para a consolidação do projeto da Rodovia Bi-oceânica (que ligará por via terrestre o Atlântico ao Pacífico); a Ferrovia Transcontinental, que fará pó trajeto partindo do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Goiás, Tocantins Mato Grosso e Rondônia, até Guajará-Mirim; e anunciou ainda a retomada da bandeira do gasoduto de bases petrolíferas do Amazonas até Rondônia.
“No início tudo é sonho. Foi assim quando começamos os primeiros estudos sobre a viabilidade técnica e econômica das usinas do rio Madeira, ainda em 1997, quando ainda era governador deste Estado. Muitos desistiram, hoje, é uma realidade”, observou o senador.
Raupp destacou que o PMDB, na condição de maior partido político do país, com as maiores bancadas na Câmara Federal e no Senado, e ainda presidindo as duas Casas, não pode ser irresponsável de ir para a oposição. “Se for para a oposição ( o PMDB), aniquila qualquer governo. Estar ao lado da governabilidade é uma questão de responsabilidade para com o povo brasileiro”, disse Raupp.
Ao lado de prefeitos e lideranças peemedebistas, como o prefeito de Ariquemes e pré-candidato do partido ao governo do estado, Confúcio Moura, Raupp citou algumas de suas ações, repasses de recursos de emendas e anunciou novidades, com a recuperação total da BR-364, que será recapeada e receberá terceira pista em trechos de declive e sinalização, com o investimento previsto de R$ 600 milhões; o recapeamento da BR-425, que leva ao município de Guajará-Mirim.
Gasoduto
Retomando uma de suas antigas bandeiras, o senador peemedebista disse que vai cobrar da Petrobras a construção do Gasoduto até Porto Velho, vez que as usinas do rio Madeira já são realidade. “Descobriram novas reservas de gás na bacia do Juruá, o mesmo está acontecendo na bacia do Solimões e a bacia de Urucu já é suficiente para abastecer Manaus. A Petrobras não tem mais desculpa para não construir o gasoduto até Porto Velho. Daqui poderemos levar gás para usinas térmicas de Cuiabá, que são grandes consumidoras de gás da Bolívia, e até mesmo para estados do Sul, como Paraná e Santa Catarina, que consomem gás boliviano”, defendeu o senador.
Fonte: Valbran Júnior
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)