Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Política

Senador Raupp e deputada Marinha Raupp acompanham caravana Pró-Usinas


Presidente do IBAMA, Bazileu Alves,
afirma que ainda não há uma data
para liberação da licença ambiental
sobre o Madeira

Um dia de audiências importantes e produtivas em favor da construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia. Assim os parlamentares e demais integrantes da caravana de Rondônia que veio à Brasília classificaram a peregrinação pelos gabinetes dos presidentes da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto, e da audiência com o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner.

O senador Valdir Raupp e a deputada Marinha, que acompanharam os integrantes do Movimento Pró-Usinas do Madeira, disseram que a construção das duas usinas  - Santo Antônio e Madeira - contam com quase a unanimidade dos rondonienses  por serem de interesse daquela região e do país. "Os projetos das hidrelétricas contam apenas com a contrariedade de alguns ambientalistas", destacou Raupp, acrescentando que "sem energia elétrica não haverá crescimento econômico do país".  O senador lembrou que as duas usinas juntas vão produzir 6.450 megawatts. Para o senador Raupp os encontros em Brasília foram bastante produtivos. "Agora vamos aguardar a licença ambiental para a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio. Elas serão importantes para Rondônia, para o norte do país e para o Brasil, já que serão quase 7 mil megawatts de energia elétrica que vão ser gerados para sustentar o crescimento econômico do nosso país".

Durante audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a caravana de Rondônia ouviu um entusiasmado apoio do senador alagoano ao movimento. Renan disse que apóia a construção das usinas do Madeira porque na sua opinião elas "fazem parte do sistema elétrico do Brasil e o país precisa desse sistema por se tratar de uma energia limpa".

Já a deputada Marinha Raupp(PMDB-RO) lembrou que os projetos das usinas do Madeira  se constituem em  uma das maiores ações do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC) proposto pelo Governo Federal e que "nós da bancada federal estamos indo  a todos os órgãos governamentais para expor a necessidade de construção desses empreendimentos".

O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, destacou que a execução das obras das usinas do Madeira é uma prioridade do Governo Federal e que e os técnicos do ministério estão tomando todas as precauções em relação ao impacto ambiental.  "A cada ano de atraso nas obras das Usinas do Madeira vamos ter uma energia com um custo mais elevado", alertou.

O presidente do Ibama, Bazileu Alves Margarido, fez uma ampla exposição sobre os estudos de impacto ambiental em Rondônia e explicou que o Instituto não pode simplesmente dizer se o projeto do Madeira é viável ou não, porque é preciso que a população tenha acesso a água e aos serviços públicos. "Ainda não temos uma data definida para anunciar a liberação da licença ambiental, mas posso afirmar que na hora certa vamos dizer com segurança que a construção das usinas do Madeira não causará impactos irreversíveis ao meio ambiente", afirmou Bazileu Alves.

Os integrantes do Movimento Pró-Usinas entregaram às autoridades em Brasília um documento denominado Carta Aberta elaborado em sessão especial da Câmara de Vereadores de Porto Velho no último dia 21 e que contou com as presenças de autoridades municipais, estaduais e representantes da sociedade civil, além de um abaixo-assinado (com mais de 15 mil assinaturas) em defesa da construção das usinas.
 
O presidente do Comitê Pró-Usinas do Madeira, engenheiro Jorge Luiz, disse que todos ficaram satisfeitos com os resultados das audiências, com a união da classe política de Rondônia e o empenho do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp, além do deputado Eduardo Valverde. "Esperamos que essa união se transforme realmente na nossa licença prévia para a construção das usinas do Madeira para que consigamos crescer no estado e o Brasil tenha sua força no que diz respeito a energia elétrica", frisou Luiz.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Ramiro Negreiros (PMDB), também considerou positivo os resultados das audiências."Foi muito importante a vinda dessa caravana de Rondônia, com o apoio do senador Valdir Raupp, da deputa Marinha Raupp e do deputado Eduardo Valverde, para recebermos a garantia de que as nossas usinas serão construídas".  Segundo Negreiros, "Porto Velho é hoje a princesa das portas abertas para o futuro do Brasil". Na sua opinião, "com a construção dessas duas usinas em Porto Velho o Brasil pode ficar ciente de que o futuro não é só para Rondônia mas para todo o país".

Os membros do movimento permanecerão em Brasília até esta quinta-feira quando participarão de audiência na Casa Civil e de uma reunião novamente com a bancada federal para avaliação das ações empreendidas.

Integram o movimento, os vereadores: José Hermínio (Presidente da Câmara - PT), Ramiro Negreiros (PMDB), Ted Wilson (DEM) Alan Queiroz (PSB), Flávio Lemos (PSB), José Wildes de Brito (PT), Chico Caçula (PDT), Joaquim Vilela (PTB), Juarez Taques (PV), Kruger Darwich (PC do B), Marinho Melo (PMDB), Paulo da Condor (PSDC), Sandra Moraes (PR), Zequinha Araújo (PSDC), e Mário Jorge (PDT).   

Fonte: José Rodrigues
 

Mais Sobre Política

Alex Redano será empossado presidente da Assembleia Legislativa

Alex Redano será empossado presidente da Assembleia Legislativa

Durante sessão on line, marcada para a próxima segunda-feira (01), às 10hs, o deputado Alex Redano (Republicanos), será empossado presidente da As

Deputado Adelino Follador denuncia abuso no transporte do interior à capital

Deputado Adelino Follador denuncia abuso no transporte do interior à capital

O deputado Adelino Follador (DEM) declarou, na sexta-feira (22), que concorda com as medidas governamentais de enfrentamento e combate à disseminaçã

Presidente Laerte Gomes cria Fundo Especial do Poder Legislativo de Complementação ao Fundo Financeiro do Iperon

Presidente Laerte Gomes cria Fundo Especial do Poder Legislativo de Complementação ao Fundo Financeiro do Iperon

Comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB) as duas sessões extraordinárias realizadas na manhã desta segun

Ismael Crispin apoia verba indenizatória para profissionais que atuam no tratamento da Covid-19

Ismael Crispin apoia verba indenizatória para profissionais que atuam no tratamento da Covid-19

Nesta segunda-feira (18), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Ismael Crispin (PSB) votou favorável ao projeto de autoria do