Quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 14h07
Proposta já foi aprovada no Senado e já seguiu para a Câmara dos Deputados
Preocupado com a manutenção do ritmo de crescimento econômico de Rondônia, movido principalmente pelos grandes investimentos públicos e privados que estão chegando na esteira das obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira, o senador Valdir Raupp decidiu acelerar o processo de consolidação industrial em Porto Velho.
Neste sentido, na última sexta-feira(18/06) apresentou ao presidente do Sistema Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Denis Baú, o projeto de implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) na Capital.
Já aprovado no Senado, o projeto se encontra na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Para detalhar aos dirigentes da Fiero sobre o funcionamento da ZPE, Raupp trouxe a Porto Velho o presidente da Associação Brasileira de ZPEs, o PhD Helson Braga, especialista no assunto.
Além da unidade de Porto Velho, Raupp conseguiu aprovar no Senado a implantação de mais três: uma em Guajará-Mirim, outra em Ji-Paraná e mais outra em Vilhena. Helson Braga orientou aos dirigentes da Fiero que enquanto o projeto tramita na Câmara Federal, a entidade deveria começar a se articular junto à prefeitura e ao governo do estado, para providenciar já um lote de terras, de no mínimo cem hectares, onde deverão ser instaladas as unidades industriais.
Devido a obrigatoriedade de se exportar 80% de tudo o que for produzido, podendo comercializar apenas 20% no mercado interno, Raupp sugeriu que o terreno seja localizado próximo ao novo porto do rio Madeira, que será construído na região entre Porto Chuelo e Cujubim, pouco abaixo do centro de Porto Velho, ara facilitar o escoamento da exportação.
Oportunidade
“O Estado está passando por um ritmo muito forte de desenvolvimento. Precisamos aproveitar, portanto, a oportunidade para gerar emprego e reduzir as desigualdades sociais e o desequilíbrio entre os estados, além de promover o desenvolvimento tecnológico”, observou o senador.
As ZPEs são áreas delimitadas nas quais empresas voltadas à exportação gozam de incentivos tributários e cambiais, além da simplificação de procedimentos aduaneiros. Espalhadas por todo o mundo, só na China, por exemplo, emprega 30 milhões de pessoas. Na comunidade andina, vizinha de Rondônia, estão instaladas 40 ZPEs que empregam 20 mil pessoas e exportam R$ 400 milhões.
Gasoduto
Raupp destacou ainda que a implantação da ZPE ajudará a manter em foco o projeto do gasoduto até Porto Velho, que poderá vir da Bacia do Solimões, a segunda maior reserva do país, estimada em 52,8 bilhões de m³, atrás apenas do Rio de Janeiro (144,8 bilhões de m³).
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes