Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senador Ivo Cassol busca apoio para reforma tributária


 

Considerado um dos pontos principais de sua vitoriosa campanha eleitoral, a reforma tributária é a bandeira do senador Ivo Cassol neste início de mandato em Brasília. O senador não perde tempo, e já está articulando com os demais senadores da região Norte, em especial os ex-governadores Blairo Maggi, do Mato Grosso, e Eduardo Braga, do Amazonas, para que caminhem juntos para defender os interesses de seus estados.

Cassol defende que a legislação tributária deve mudar para beneficiar os estados amazônicos produtores de matéria prima e – principalmente – energia elétrica, como é o caso de Rondônia. “Pela atual legislação os estados que consomem energia são os maiores beneficiados. Nós que produzimos ficamos apenas com as migalhas, os royalties, que é muito pouco em comparação ao que poderemos ganhar”, afirmou o senador.

Além da mudança do sistema de cobrança, Cassol e os senadores querem criar mecanismos que beneficiem as indústrias que se implantarem e utilizarem a matéria prima da região, agregando valor à produção e gerando mais empregos e renda aos rondonienses. Cassol explicou aos seus colegas senadores que “só para se ter uma idéia, o sul do estado já está se tornando um grande produtor de soja, mas não temos no estado nenhuma fábrica de óleo de soja, que é exportada  para outros estados ou para outros países quando poderia ser industrializada em Vilhena, por exemplo”.

Além da soja, que cresce de produção a cada ano em Rondônia, Cassol mostrou aos ex-governadores a importância da produção de hortifrutigranjeiros, que juntos poderiam atrair granjas produtoras de frango e com elas abatedouros e exportadores de aves. “Tudo isso junto agrega valor e quem ganha é a população local, vamos aumentar a produção local para atrair indústrias para nossa região”, defendeu em conversa com os demais senadores.

A reforma tributária, ao lado da reforma política, é um dos pontos principais da agenda do Senado para 2011, e segundo analistas deve mesmo acontecer, uma vez que é vontade da população e do Governo Federal que haja mudanças. Cassol que favorável às mudanças, acredita que os ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco, além dos ex-governadores Aécio Neves e Blairo Maggi, são os favoritos para integrarem a Comissão da Reforma Eleitoral -  encarregada da reforma política, que deverá mesmo ser votada no primeiro semestre, mesmo sem consenso entre os senadores.

Para esta quarta-feira estão previstas as escolhas dos 227 membros nas 11 Comissões Permanentes da Casa, que acontecem por indicação dos líderes dos partidos. O senador Ivo Cassol já manifestou interesse junto à liderança do seu partido, o P.P., em participar como titular das comissões de Infra-Estrutura, Ciência e Tecnologia e Agricultura, podendo ainda fazer parte das comissões de Constituição e Justiça e Assuntos Econômicos.

Fonte:  Marco Antônio

 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)