Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Senador Acir Gurgacz aprova plano federal contra o Crack



O senador Acir Gurgacz enxerga, de forma positiva, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack lançado pelo governo federal na semana passada. No entanto, o parlamentar afirma que a medida – que já chega tarde – deve ser bastante balanceada. O plano está dividido em ações de combate ao tráfico, no setor de saúde e na educação. “Precisamos manter o foco em ações que surtam efeito rápido aos olhos de toda a sociedade”, destacou Acir Gurgacz.

Mais de uma vez no plenário do Senado Federal, Acir Gurgacz falou sobre como a sociedade brasileira está perdendo a guerra contra o crack. O parlamentar destacou casos em Rondônia, seu Estado, que faz fronteira com países que produzem cocaína, o que torna a região bastante susceptível à ação de traficantes. As apreensões dos dois tipos de droga vêm crescendo, enquanto cai o preço do crack e aumenta a sua popularidade entre os dependentes.

Gurgacz apontou também a dificuldade de tratamento de dependentes de crack (e de outras drogas) no Estado, pois somente existe um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Álcool-Drogas, localizado em Porto Velho. A localização desses CAPS se dá baseado em uma proporção de número de habitantes. “É preciso rever esse critério, pois o crack deixou de ser uma preocupação apenas de grandes centros. Hoje, cidades com menos de 10 mil habitantes já sofrem com a expansão do número de dependentes”, aponta Acir. O parlamentar destaca que Rondônia, um Estado com uma população pequena e de municípios com baixos números de habitantes acaba sendo prejudicado.

Medidas

O combate ao narcotráfico, na opinião de Gurgacz, deve ser uma das prioridades do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, logo apos a redução do patamar de habitantes para implantação de CAPS-AD. Para o senador, o trabalho com educação e campanhas de marketing podem ser importantes, mas ele destaca que é algo que não deve consumir recursos do Estado. “Os veículos de comunicação podem ser estimulados a contribuir, como já vêm fazendo. Não podemos perder tempo com ações que não sejam práticas e decisivas. Temos que aumentar as apreensões, reforçar as ações de inteligência das nossas polícias. Precisamos atingir duramente o tráfico internacional de cocaína e do crack, pois os traficantes já estão atingindo duramente nossa sociedade há anos”, resumiu o senador Acir Gurgacz.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)