Quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 - 06h41
A prefeitura de Porto Velho está realizando uma campanha educativa nas principais vias do centro da cidade, com o objetivo de esclarecer a população sobre o horário da coleta de lixo, principalmente no centro comercial, área de grande produção de lixo. A orientação é passada por agentes da coordenadoria municipal de Fiscalização e Postura, da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb). Paralelo à campanha educativa, os fiscais também estão distribuindo panfletos informativos sobre os direitos e deveres dos contribuintes e sobre o programa “Porto Velho Mais Limpa para Você Mais Limpa para Todos”, lançado no ano passado pelo prefeito Roberto Sobrinho.
A coordenadora municipal de Fiscalização e Postura, Celimar, explicou que a intenção é alertar, principalmente os comerciantes, para ficarem atentos aos horários em que passará o caminhão de coleta, para que o lixo não fique acumulado sem ser recolhido. “Naquela área a coleta é feita à noite, mas grande parte deles colocam o lixo para fora durante o dia, então não tem como fazer o recolhimento, porque o lixo foi colocado fora do horário. Por isso, por meio dessa campanha, estamos alertando não só os comerciantes, mas os moradores daquela região, para obedecer o horário de coleta. Com a colocação do lixo fora do horário, a impressão que se tem é que não está havendo coleta. Ocorre que eles colocaram o lixo, depois que o carro passou”, afirmou.
Celimar também orienta, para que o lixo que é varrido de dentro das lojas, não seja despejado diretamente na rua. Eles devem ser acondicionados adequadamente para ser recolhido posteriormente, pelo caminhão coletor. O descarte desse material diretamente na rua (na maioria constituído de papel e plástico), na primeira chuva é arrastado para as galerias pluviais, entupindo os bueiros e provocando pontos de alagação.
Ela também adiantou que, se todos cuidarem da limpeza, a prefeitura economiza recursos que podem ser aplicados em mais escolas, saúde, praças, asfalto, cascalho, iluminação, capacitação profissional e em várias outras ações que trazem mais qualidade de vida para todos. “Por isso é importante que todos se preocupem em manter a cidade limpa. Esse é um dever de todos e não apenas do município”, enfatizou.
Fonte: Joel Elias
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar