Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semusb aumenta o nº de bairros com coleta seletiva


A secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) está ampliando a coleta seletiva em Porto Velho. Hoje, cerca de 20% na capital conta com o serviço, realizado pela Marquise, através da Eco Porto. Atualmente, além das escolas municipais, são beneficiados com a coleta os bairros Rio Candeias, conjunto Marechal Rondon, Conjunto Alphaville, Chagas Neto, Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, São Cristóvão, Olaria, Pedrinhas, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e Ulysses Guimarães. Mas, segundo os responsáveis pela coleta, é preciso que a população se conscientize da importância da separação do lixo orgânico do lixo seco.

O processo de separação é simples, basta armazenar os restos de comida, cascas e materiais não recicláveis em uma embalagem e em outra depositar papel, vidros, objetos de plástico e de metal. A coleta deve atingir até o final de dezembro também os bairros Caiari, Nova Porto Velho e Centro e em 2012 o programa será ampliado com melhoria no atendimento e programas de conscientização.

Para o próximo ano, o Coordenador Municipal de Limpeza Urbana, Wilson Correia, diz que a intenção é implantar dentro da Semusb uma cozinha didática onde acontecerão palestras destinadas a alunos de escolas da capital, para que eles se tornem multiplicadores dentro de casa. “Será um cozinha mesmo, onde as crianças poderão ter o conhecimento desde o processo de produção do lixo orgânico até a sua destinação. E como fazer essa separação de lixo seco e úmido”, disse Correia.

Por mês são coletadas 23 toneladas de lixo reciclável. A coleta acontece uma vez por semana em dias alternados. Para mais informações e dúvidas sobre dias e horário da coleta em cada bairro podem ser resolvidas pelos telefones 0800 691 1330 e 0800 647 1391 estes números também podem ser utilizados para comunicação de falhas no serviço e sugestões para melhoria do atendimento à população.

Não recicláveis

Pilhas e baterias também devem ser separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não poluir o meio ambiente.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de gerar renda para milhares de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo e rios.

Fonte
: Edina Silva


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)