Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 - 17h51
A secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb) está ampliando a coleta seletiva em Porto Velho. Hoje, cerca de 20% na capital conta com o serviço, realizado pela Marquise, através da Eco Porto. Atualmente, além das escolas municipais, são beneficiados com a coleta os bairros Rio Candeias, conjunto Marechal Rondon, Conjunto Alphaville, Chagas Neto, Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, São Cristóvão, Olaria, Pedrinhas, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e Ulysses Guimarães. Mas, segundo os responsáveis pela coleta, é preciso que a população se conscientize da importância da separação do lixo orgânico do lixo seco.
O processo de separação é simples, basta armazenar os restos de comida, cascas e materiais não recicláveis em uma embalagem e em outra depositar papel, vidros, objetos de plástico e de metal. A coleta deve atingir até o final de dezembro também os bairros Caiari, Nova Porto Velho e Centro e em 2012 o programa será ampliado com melhoria no atendimento e programas de conscientização.
Para o próximo ano, o Coordenador Municipal de Limpeza Urbana, Wilson Correia, diz que a intenção é implantar dentro da Semusb uma cozinha didática onde acontecerão palestras destinadas a alunos de escolas da capital, para que eles se tornem multiplicadores dentro de casa. “Será um cozinha mesmo, onde as crianças poderão ter o conhecimento desde o processo de produção do lixo orgânico até a sua destinação. E como fazer essa separação de lixo seco e úmido”, disse Correia.
Por mês são coletadas 23 toneladas de lixo reciclável. A coleta acontece uma vez por semana em dias alternados. Para mais informações e dúvidas sobre dias e horário da coleta em cada bairro podem ser resolvidas pelos telefones 0800 691 1330 e 0800 647 1391 estes números também podem ser utilizados para comunicação de falhas no serviço e sugestões para melhoria do atendimento à população.
Não recicláveis
Pilhas e baterias também devem ser separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não poluir o meio ambiente.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de gerar renda para milhares de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo e rios.
Fonte: Edina Silva
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar