Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 14h59
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) registrou uma queda nos casos de malária em Porto Velho. De 2008 para 2009 houve uma baixa em torno de 9% de registros, índice satisfatório tendo em vista o crescimento populacional e a construção das usinas. Na rotina de trabalho da secretaria as ações de combate ao vetor não param, equipes de saúde fazem visitação nas residências para o controle vetorial, borrifação na área onde há incidência de casos, otimização da rede de diagnóstico e tratamento, e ainda aperfeiçoamento na logística de distribuição dos medicamentos. Além do trabalho de rotina a Semusa tem buscado o fortalecimento da saúde pública com parcerias.
Nesta terça feira, (9) a comunidade do Joana Darc, área rural do município de Porto Velho, recebeu sete mil mosquiteiros impregnados, cortinados embebidos com uma substância química chamada de permetrina, um derivado piretróide com longa duração, oriundos do programa de compensação da Santo Antônio Energia. A iniciativa faz parte do cumprimento do acordo feito com a empresa. ”Esta alternativa é bastante eficaz no controle do mosquito transmissor da malária, pois existe uma barreira evitando o contato do homem com o mosquito e uma barreira química, já que quando o mosquito toca no mosquiteiro, a permetrina ali impregnada elimina o inseto”, explica o secretario adjunto da Semusa Luis Eduardo Maiorquin.
A doação dos mosqueteiros é realizada através da Semusa que receberá mais sete mil unidades para distribuição na área do Baixo Madeira. Os mosquiteiros foram avaliados em 300 mil reais, o que totaliza o valor de 12 milhões investidos no combate a malária pelo programa de saúde pública da empresa. O destino do material foi determinado pela Semusa, conforme as áreas de maior incidência da malária.
O mosquiteiro aprovado pelo Ministério da Saúde será utilizado pela maioria das pessoas com moradias em condições precárias, sendo adequados para camas ou redes. A empresa responsável pela compensação fará o transporte para as localidades com o acompanhamento de biólogos e agentes de saúde. Todo o trabalho feito pelo Programa de Saúde Pública da empresa e que inclui o combate à malária como um dos 28 programas do plano básico de sustentabilidade para as áreas de compensação, conta com a parceira técnica e profissional da Semusa.
Fonte: Aurimar Lima
Foto: J. Gomes
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a