Quarta-feira, 8 de agosto de 2012 - 17h04
Todos os anos no mês de agosto, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) e Maternidade Municipal Mãe Esperança, realiza ações no incentivo ao aleitamento materno que faz parte da campanha mundial. “Em agosto o mundo inteiro se volta para o incentivo ao aleitamento materno. Porto Velho não poderia ficar e fora, mas nós já realizamos durante todo o ano, ações no sentido da promoção desta prática que decididamente pode salvar muitas vidas e reduzir a mortalidade infantil. O resultado disso deu a maternidade municipal, a outorga do titulo de Hospital Amigo da Criança” relata a diretora da MMME, Ida Perea.
De acordo com informações do coordenador da campanha, enfermeiro Cezar Batista, este ano a campanha terá novidades. “Diferente de outras ações que realizamos neste sentido mas que utilizamos o próprio espaço da Maternidade, este ano vamos realizar o ato na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em comemoração ao centenário. Nossa pretensão é reunir cerca de cem mães nutrizes. Mas acredito que poderemos alcançar um número maior”, disse César, lembrando que o ato acontece no próximo dia 14 às 17h. “Vamos realizar uma foto histórica na Madeira M amoré e o ‘Amamenta Porto Velho’ entrará para a história”, garante.
O coordenador da campanha disse ainda que a mobilização para reunir as 100 mães já esta sendo feita pela Semusa e Maternidade Mãe Esperança. “No dia 14 vamos está fornecendo ônibus que irá pegar as mães, para que elas não tenham dificuldades de chegar até a Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é participarem da “Mamaço””, acrescentou Enfermeiro.
As mães que estiverem interessadas em participar do Mamaço podem procurar a maternidade Mãe Esperança para realizar a inscrição e garantir seu lugar no dia da ação.
Mamaço Cultural
A ação do Mamaço foi inspirada pelas mães de São Paulo (SP) que após uma mãe ter sido convidada a se retirar de uma exposição por estar amamentando, e pela Kalu Brum, ativista da ONG Bem Nascer e jornalista, que na mesma semana teve uma foto amamentando retirada do seu perfil no Facebook por ser considerada imprópria.
O movimento apareceu em diversos programas jornalísticos, e foi motivo de muita polêmica. Mães foram criticadas por amamentarem em público, por não esconderem seus seios, não usarem chupeta e por não se comportar da maneira esperada. A manifestação foi aproveitada para a conscientização e incentivo ao aleitamento e pelo direito de amamentar em lugares públicos. Além de reafirmar os benefícios do aleitamento até os dois anos de idade.
O Mamaço Nacional busca reunir o maior numero de mães possível, para tirar dúvidas sobre amamentação, alimentação e eliminar de vez o mito do bebê mimado. Toda criança tem o direito de ser amamentada.
Fonte: Janiele Viana
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr