Quarta-feira, 10 de novembro de 2010 - 14h50
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) participa no período de 25 de novembro a 10 de dezembro da Campanha de 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Na programação da secretaria constam as atividades sobre saúde e as influências externas ocasionadas pela violência. No primeiro dia da mobilização, a secretaria realiza uma palestra sobre Política Nacional do Idoso, no auditório da Fatec, no período da manhã e tarde. No mesmo dia a equipe de profissionais da Unidade de Saúde Pedacinho de Chão apresenta à comunidade e aos usuários um vídeo sobre violência contra a mulher.
O secretário municipal de saúde Williames Pimentel, disse que o trabalho da saúde hoje é também estar atento aos fatores externos para promover saúde e não apenas cuidar de doenças, neste caso, as causas externas podem ser detectadas no serviço básico que é prestado pelas equipes de saúde da família.
Uma das atividades que aproximam as equipes da família, será realizada no bairro Nova Esperança, na Associação dos Moradores, e será promovida pela equipe da Unidade do Pedacinho de Chão, quando a comunidade participa de uma roda de conversa com grupos de mulheres, abordando o tema: Quebra do silêncio da violência contra a mulher.
Também acontece na Unidade de Saúde Ernandes Índio, uma palestra sobre DST e métodos contraceptivos, que culminará com um evento no dia 01 de dezembro, alusivo ao Dia Mundial da luta contra AIDS, que será organizado pela equipe de coordenação municipal de DST/Aids. No dia 02 de dezembro a Semusa apresenta dados sobre a situação da vigilância de violências e acidentes, para análise e tomadas de decisões entre as entidades afins.
Dezembro será marcado por eventos que envolvem o planejamento familiar e suas peculiaridades. Haverá um evento comemorativo pela realização de mil vasectomias realizadas na Maternidade Municipal Mãe Esperança, a inclusão do Programa Saúde do Homem pelo fim da violência contra a mulher, a Capacitação de agentes comunitários de saúde em doenças e agravos não transmissíveis com o objetivo de redução no avanço da violência e por final uma palestra sobre violência contra a mulher na Igreja Sagrada Família, no bairro Pedacinho de Chão.
Fonte: Aurimar Lima
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)