Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur realiza Seminário sobre direito à moradia


 
No último sábado (06/11), a secretaria municipal de Regularização Fundiária (Semur), reuniu no teatro Banzeiros, em Porto Velho, os moradores dos bairros, Areal, Tucumanzal e Triângulo, beneficiários do programa Igarapé Grande, realizado pela prefeitura de Porto Velho, com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa tem o objetivo de oferecer moradia digna para as famílias que vivem às margens de igarapés e outras áreas de risco, e consequentemente sujeitos as alagações e problemas de saúde. O Programa também visa resgatar os igarapés que atravessam a cidade e que com o tempo passaram a ser utilizados irregularmente como esgoto por moradores da cidade.

Nesta reunião de sábado, a Semur realizou o Seminário “Direito à Moradia”, no qual esclareceu aos moradores sobre a etapa em que se encontra a construção dos condomínios para os quais serão removidos, de que forma será feita esta remoção e ainda para tirar dúvidas dos moradores quanto ao imóvel, com relação aos seus direitos e deveres. Segundo a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho, a reunião faz parte de um cronograma de encontros a serem realizados com os beneficiários. “Uma forma de inteirar as comunidades beneficiárias de todos os procedimentos, como também de tranquilizá-las quanto à entrega dos imóveis que será em breve”, disse Mônica.

Ainda de acordo com a adjunta os moradores serão deslocados para uma área próxima à BR 364, na Rua Três e Meio, no local já estão sendo construídos os residenciais Floresta I e II. “A oportunidade de viver nestes residenciais representa uma mudança radical para a grande maioria das famílias, que residem de forma precária ao longo dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no Baixa da União e em áreas de alagações e risco de desabamentos, no Areal e Tucumanzal”, esclareceu.
Ela acrescentou que as áreas que serão desocupadas, a prefeitura irá construir através do Programa Igarapés do Madeira, o Parque das Águas, incluindo a construção de mirantes e um píer que avançará sobre o rio, oferecendo uma vista privilegiada do Madeira, além de parque esportivo, observatório de pássaros e outras atrações. Com a construção do parque, em área de alagação na região do Baixa da União e parte do bairro Triângulo, a prefeitura vai dar um fim ao ciclo vicioso que se formou naquela área desocupada por várias vezes, durante o período das cheias, preocupado com as vazantes.

Ainda de acordo com Mônica outro conjunto residencial está em construção na Estrada do Santo Antônio e um terceiro no bairro Mato Grosso, que também atenderão moradores de áreas de risco. “Vamos garantir há centenas de famílias uma moradia digna e sem riscos”, finalizou Mônica.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)