Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur realiza Seminário sobre direito à moradia


 
No último sábado (06/11), a secretaria municipal de Regularização Fundiária (Semur), reuniu no teatro Banzeiros, em Porto Velho, os moradores dos bairros, Areal, Tucumanzal e Triângulo, beneficiários do programa Igarapé Grande, realizado pela prefeitura de Porto Velho, com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa tem o objetivo de oferecer moradia digna para as famílias que vivem às margens de igarapés e outras áreas de risco, e consequentemente sujeitos as alagações e problemas de saúde. O Programa também visa resgatar os igarapés que atravessam a cidade e que com o tempo passaram a ser utilizados irregularmente como esgoto por moradores da cidade.

Nesta reunião de sábado, a Semur realizou o Seminário “Direito à Moradia”, no qual esclareceu aos moradores sobre a etapa em que se encontra a construção dos condomínios para os quais serão removidos, de que forma será feita esta remoção e ainda para tirar dúvidas dos moradores quanto ao imóvel, com relação aos seus direitos e deveres. Segundo a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho, a reunião faz parte de um cronograma de encontros a serem realizados com os beneficiários. “Uma forma de inteirar as comunidades beneficiárias de todos os procedimentos, como também de tranquilizá-las quanto à entrega dos imóveis que será em breve”, disse Mônica.

Ainda de acordo com a adjunta os moradores serão deslocados para uma área próxima à BR 364, na Rua Três e Meio, no local já estão sendo construídos os residenciais Floresta I e II. “A oportunidade de viver nestes residenciais representa uma mudança radical para a grande maioria das famílias, que residem de forma precária ao longo dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no Baixa da União e em áreas de alagações e risco de desabamentos, no Areal e Tucumanzal”, esclareceu.
Ela acrescentou que as áreas que serão desocupadas, a prefeitura irá construir através do Programa Igarapés do Madeira, o Parque das Águas, incluindo a construção de mirantes e um píer que avançará sobre o rio, oferecendo uma vista privilegiada do Madeira, além de parque esportivo, observatório de pássaros e outras atrações. Com a construção do parque, em área de alagação na região do Baixa da União e parte do bairro Triângulo, a prefeitura vai dar um fim ao ciclo vicioso que se formou naquela área desocupada por várias vezes, durante o período das cheias, preocupado com as vazantes.

Ainda de acordo com Mônica outro conjunto residencial está em construção na Estrada do Santo Antônio e um terceiro no bairro Mato Grosso, que também atenderão moradores de áreas de risco. “Vamos garantir há centenas de famílias uma moradia digna e sem riscos”, finalizou Mônica.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)