Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur realiza Seminário sobre direito à moradia


 
No último sábado (06/11), a secretaria municipal de Regularização Fundiária (Semur), reuniu no teatro Banzeiros, em Porto Velho, os moradores dos bairros, Areal, Tucumanzal e Triângulo, beneficiários do programa Igarapé Grande, realizado pela prefeitura de Porto Velho, com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa tem o objetivo de oferecer moradia digna para as famílias que vivem às margens de igarapés e outras áreas de risco, e consequentemente sujeitos as alagações e problemas de saúde. O Programa também visa resgatar os igarapés que atravessam a cidade e que com o tempo passaram a ser utilizados irregularmente como esgoto por moradores da cidade.

Nesta reunião de sábado, a Semur realizou o Seminário “Direito à Moradia”, no qual esclareceu aos moradores sobre a etapa em que se encontra a construção dos condomínios para os quais serão removidos, de que forma será feita esta remoção e ainda para tirar dúvidas dos moradores quanto ao imóvel, com relação aos seus direitos e deveres. Segundo a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho, a reunião faz parte de um cronograma de encontros a serem realizados com os beneficiários. “Uma forma de inteirar as comunidades beneficiárias de todos os procedimentos, como também de tranquilizá-las quanto à entrega dos imóveis que será em breve”, disse Mônica.

Ainda de acordo com a adjunta os moradores serão deslocados para uma área próxima à BR 364, na Rua Três e Meio, no local já estão sendo construídos os residenciais Floresta I e II. “A oportunidade de viver nestes residenciais representa uma mudança radical para a grande maioria das famílias, que residem de forma precária ao longo dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no Baixa da União e em áreas de alagações e risco de desabamentos, no Areal e Tucumanzal”, esclareceu.
Ela acrescentou que as áreas que serão desocupadas, a prefeitura irá construir através do Programa Igarapés do Madeira, o Parque das Águas, incluindo a construção de mirantes e um píer que avançará sobre o rio, oferecendo uma vista privilegiada do Madeira, além de parque esportivo, observatório de pássaros e outras atrações. Com a construção do parque, em área de alagação na região do Baixa da União e parte do bairro Triângulo, a prefeitura vai dar um fim ao ciclo vicioso que se formou naquela área desocupada por várias vezes, durante o período das cheias, preocupado com as vazantes.

Ainda de acordo com Mônica outro conjunto residencial está em construção na Estrada do Santo Antônio e um terceiro no bairro Mato Grosso, que também atenderão moradores de áreas de risco. “Vamos garantir há centenas de famílias uma moradia digna e sem riscos”, finalizou Mônica.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)