Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur: parceria para construção do campus da Fiocruz



    A Prefeitura de Porto Velho fechou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que visa a implantação do campus da instituição de pesquisa em Rondônia. A parceria foi firmada durante encontro entre a equipe da Fiocruz/RO com o secretário Christian Camurça, da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur). Estavam no encontro as arquitetas Maria Paula Zambrano, coordenadora Fiocruz/RO e Ana Paula Medeiros, Coordenadora de Desenvolvimento do Departamento de Arquitetura e Engenharia; e o engenheiro civil Erivaldo de Lima, gerente de Estrutura e Fundações.

    O encontro serviu para que a equipe técnica da fundação mostrasse ao secretário o campus que será instalado em Porto Velho e que tem a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro de renome internacional. No campus funcionarão laboratórios de pesquisa e ensino, áreas administrativas, ambulatório, biotério, insetário e auditório. Para o secretário Christian Camurça, a reunião foi muito produtiva pela parceria firmada. O campus será construído em uma área próxima a Embrapa.

    "Essa parceria é muito importante. O prefeito Mauro Nazif sempre incentivou iniciativas como essa, principalmente por ser a Fiocruz um órgão que vem para tratar da saúde da população portovelhense, por meio de suas pesquisas. Essa é uma ação fundamental para o município. E o município dará todo apoio possível para a instalação do campus, agilizando o trâmite do processo nas secretarias. É uma parceria muito importante para o município e também para o estado.

    Com o campus Porto Velho, a Fiocruz pretende criar um pólo tecnológico em Rondônia que pode também ser utilizado por outras instituições de pesquisa que já atuam no estado, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia, criando uma estrutura ampla de pesquisa e atendimento ambulatorial nas áreas de doenças características da região, proporcionando um salto no desenvolvimento científico em Rondônia" disse o secretário.

Fiocruz Rondônia

    A Fiocruz, por meio de iniaciativas estratégicas como medida para a consolidação da Rede Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, iniciou em 2009 a instalação de sua unidade em Rondônia. Para isso, fez a incorporação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), localizado na rodovia Chiquilito Erse (BR 364) uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, ligada ao Ministério da Saúde (MS), e que já possuía um convênio de cooperação científica com a Fiocruz desde 2003.

    Atualmente a Fiocruz Rondônia conta com a força de trabalho do Ipepatro, fazendo com que seja desenvolvida como uma unidade descentralizada. São mais de 90 profissionais, entre médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e estudantes, da iniciação científica até a pós-graduação. Em processo de consolidação, a Fiocruz Rondônia lidera o projeto estruturante do Polo Integrado de Saúde, em consórcio com o Ipepatro, Cepem, Unir, Inpa e Embrapa.

    É lá que será instalada sua sede, num projeto de Oscar Niemeyer. Quando a nova edificação ficar pronta, o escritório poderá expandir seu campo de atuação em áreas estratégicas da saúde na região, como vigilância em saúde e ambiental de fronteira e educação em saúde.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

À medida que as eleições municipais se aproximam em Porto Velho, a atenção se volta para os pré-candidatos que buscam se destacar nos diversos aspec

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marco Rocha

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marco Rocha

O MPF com atuação no TSE emitiu parecer em dois recursos propostos em face da decisão do TRE que julgou improcedente as ações que visavam cassar o m

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)