Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 - 06h55
A Prefeitura de Porto Velho fechou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que visa a implantação do campus da instituição de pesquisa em Rondônia. A parceria foi firmada durante encontro entre a equipe da Fiocruz/RO com o secretário Christian Camurça, da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur). Estavam no encontro as arquitetas Maria Paula Zambrano, coordenadora Fiocruz/RO e Ana Paula Medeiros, Coordenadora de Desenvolvimento do Departamento de Arquitetura e Engenharia; e o engenheiro civil Erivaldo de Lima, gerente de Estrutura e Fundações.
O encontro serviu para que a equipe técnica da fundação mostrasse ao secretário o campus que será instalado em Porto Velho e que tem a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro de renome internacional. No campus funcionarão laboratórios de pesquisa e ensino, áreas administrativas, ambulatório, biotério, insetário e auditório. Para o secretário Christian Camurça, a reunião foi muito produtiva pela parceria firmada. O campus será construído em uma área próxima a Embrapa.
"Essa parceria é muito importante. O prefeito Mauro Nazif sempre incentivou iniciativas como essa, principalmente por ser a Fiocruz um órgão que vem para tratar da saúde da população portovelhense, por meio de suas pesquisas. Essa é uma ação fundamental para o município. E o município dará todo apoio possível para a instalação do campus, agilizando o trâmite do processo nas secretarias. É uma parceria muito importante para o município e também para o estado.
Com o campus Porto Velho, a Fiocruz pretende criar um pólo tecnológico em Rondônia que pode também ser utilizado por outras instituições de pesquisa que já atuam no estado, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia, criando uma estrutura ampla de pesquisa e atendimento ambulatorial nas áreas de doenças características da região, proporcionando um salto no desenvolvimento científico em Rondônia" disse o secretário.
Fiocruz Rondônia
A Fiocruz, por meio de iniaciativas estratégicas como medida para a consolidação da Rede Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, iniciou em 2009 a instalação de sua unidade em Rondônia. Para isso, fez a incorporação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), localizado na rodovia Chiquilito Erse (BR 364) uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, ligada ao Ministério da Saúde (MS), e que já possuía um convênio de cooperação científica com a Fiocruz desde 2003.
Atualmente a Fiocruz Rondônia conta com a força de trabalho do Ipepatro, fazendo com que seja desenvolvida como uma unidade descentralizada. São mais de 90 profissionais, entre médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e estudantes, da iniciação científica até a pós-graduação. Em processo de consolidação, a Fiocruz Rondônia lidera o projeto estruturante do Polo Integrado de Saúde, em consórcio com o Ipepatro, Cepem, Unir, Inpa e Embrapa.
É lá que será instalada sua sede, num projeto de Oscar Niemeyer. Quando a nova edificação ficar pronta, o escritório poderá expandir seu campo de atuação em áreas estratégicas da saúde na região, como vigilância em saúde e ambiental de fronteira e educação em saúde.
Fonte: Joel Elias
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al