Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur apresenta projeto de conjuntos habitacionais do Programa Igarapés Madeira



As famílias que serão beneficiadas pelo projeto “Igarapés Gerais”, que integra o “Programa Igarapés do Madeira”, um trabalho técnico social desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, conheceram na manhã desta sexta-feira, 29, as plantas baixas dos apartamentos que estão sendo construídos pela prefeitura e para onde serão remanejadas. A reunião ampliada aconteceu no auditório da escola Major Guapindaia, e contou com a presença do secretário municipal de Regulação Fundiária e Habitação de Porto Velho, Ian Kleber de Farias, além de técnicos da secretaria.

Na avaliação de Solange Carvalho, diretora do Departamento de Habitação da Semur, o encontro foi proveitoso, pois serviu para esclarecer algumas dúvidas dos presentes e também para a identificação das lideranças que ficarão responsáveis em acompanhar a execução e vistoriar o projeto. “Foram escolhidos os 20 líderes que farão todo esse acompanhamento”, disse a diretora. O programa já conta com a adesão de cerca de mil famílias que residem em áreas de situação de risco, às margens dos igarapés que cortam a cidade.

O secretário Ian Kleber, lembrou que o objetivo do programa é promover ações que incentivem a participação comunitária e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias do Projeto Igarapés Gerais, possibilitando a sustentabilidade do empreendimento, mediante a promoção da educação sanitária, ambiental, saúde, educação, promoção de direitos e geração de trabalho e renda. “E o mais importante é que por meio dessa ação do prefeito Roberto Sobrinho, essas pessoas que antes moravam de forma precária em áreas irregulares, passarão a ter uma moradia digna para viver, ou seja, é uma iniciativa que contribui para aumentar a auto estima dessas pessoas, melhorar suas condições de vida”, disse.

Financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida da prefeitura, o programa Igarapés do Madeira é direcionado para a requalificação urbana, recuperação ambiental e construção de unidades habitacionais. É executado pela Semur em conjunto com a secretaria municipal de Projetos Especiais (Sempre).

Pelo programa serão construídos dois conjuntos habitacionais que somados totalizarão 368 unidades (apartamentos) em dois prédios com quatro pavimentos, compostos de sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No Cuniã I serão 176 apartamentos. O conjunto será construído na avenida José Vieira Caúla com rua Ana Nery. O Cuniã II contará com 192 unidades habitacionais e terá como localização a avenida José Vieira Caúla com rua Andréia.

As áreas de intervenção abrangem parte dos bairros Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimarães, Lagoinha, Nova Porto Velho, Ronaldo Aragão, São João Bosco, Liberdade, São Cristóvão, Flodoaldo Pontes Pinto e Tancredo Neves. Nesses bairros foram identificados quatro locais de onde serão removidas as famílias — os igarapé dos Tanques, da Penal, Tancredo Neves e Periquitos.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)