Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Semur apresenta projeto de conjuntos habitacionais do Programa Igarapés Madeira



As famílias que serão beneficiadas pelo projeto “Igarapés Gerais”, que integra o “Programa Igarapés do Madeira”, um trabalho técnico social desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, conheceram na manhã desta sexta-feira, 29, as plantas baixas dos apartamentos que estão sendo construídos pela prefeitura e para onde serão remanejadas. A reunião ampliada aconteceu no auditório da escola Major Guapindaia, e contou com a presença do secretário municipal de Regulação Fundiária e Habitação de Porto Velho, Ian Kleber de Farias, além de técnicos da secretaria.

Na avaliação de Solange Carvalho, diretora do Departamento de Habitação da Semur, o encontro foi proveitoso, pois serviu para esclarecer algumas dúvidas dos presentes e também para a identificação das lideranças que ficarão responsáveis em acompanhar a execução e vistoriar o projeto. “Foram escolhidos os 20 líderes que farão todo esse acompanhamento”, disse a diretora. O programa já conta com a adesão de cerca de mil famílias que residem em áreas de situação de risco, às margens dos igarapés que cortam a cidade.

O secretário Ian Kleber, lembrou que o objetivo do programa é promover ações que incentivem a participação comunitária e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias do Projeto Igarapés Gerais, possibilitando a sustentabilidade do empreendimento, mediante a promoção da educação sanitária, ambiental, saúde, educação, promoção de direitos e geração de trabalho e renda. “E o mais importante é que por meio dessa ação do prefeito Roberto Sobrinho, essas pessoas que antes moravam de forma precária em áreas irregulares, passarão a ter uma moradia digna para viver, ou seja, é uma iniciativa que contribui para aumentar a auto estima dessas pessoas, melhorar suas condições de vida”, disse.

Financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida da prefeitura, o programa Igarapés do Madeira é direcionado para a requalificação urbana, recuperação ambiental e construção de unidades habitacionais. É executado pela Semur em conjunto com a secretaria municipal de Projetos Especiais (Sempre).

Pelo programa serão construídos dois conjuntos habitacionais que somados totalizarão 368 unidades (apartamentos) em dois prédios com quatro pavimentos, compostos de sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No Cuniã I serão 176 apartamentos. O conjunto será construído na avenida José Vieira Caúla com rua Ana Nery. O Cuniã II contará com 192 unidades habitacionais e terá como localização a avenida José Vieira Caúla com rua Andréia.

As áreas de intervenção abrangem parte dos bairros Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimarães, Lagoinha, Nova Porto Velho, Ronaldo Aragão, São João Bosco, Liberdade, São Cristóvão, Flodoaldo Pontes Pinto e Tancredo Neves. Nesses bairros foram identificados quatro locais de onde serão removidas as famílias — os igarapé dos Tanques, da Penal, Tancredo Neves e Periquitos.

Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Política

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de emenda à constituição, de lei complementar, além projetos de lei, durante as sessões ordiná