Sexta-feira, 29 de outubro de 2010 - 16h21
As famílias que serão beneficiadas pelo projeto “Igarapés Gerais”, que integra o “Programa Igarapés do Madeira”, um trabalho técnico social desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, conheceram na manhã desta sexta-feira, 29, as plantas baixas dos apartamentos que estão sendo construídos pela prefeitura e para onde serão remanejadas. A reunião ampliada aconteceu no auditório da escola Major Guapindaia, e contou com a presença do secretário municipal de Regulação Fundiária e Habitação de Porto Velho, Ian Kleber de Farias, além de técnicos da secretaria.
Na avaliação de Solange Carvalho, diretora do Departamento de Habitação da Semur, o encontro foi proveitoso, pois serviu para esclarecer algumas dúvidas dos presentes e também para a identificação das lideranças que ficarão responsáveis em acompanhar a execução e vistoriar o projeto. “Foram escolhidos os 20 líderes que farão todo esse acompanhamento”, disse a diretora. O programa já conta com a adesão de cerca de mil famílias que residem em áreas de situação de risco, às margens dos igarapés que cortam a cidade.
O secretário Ian Kleber, lembrou que o objetivo do programa é promover ações que incentivem a participação comunitária e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias do Projeto Igarapés Gerais, possibilitando a sustentabilidade do empreendimento, mediante a promoção da educação sanitária, ambiental, saúde, educação, promoção de direitos e geração de trabalho e renda. “E o mais importante é que por meio dessa ação do prefeito Roberto Sobrinho, essas pessoas que antes moravam de forma precária em áreas irregulares, passarão a ter uma moradia digna para viver, ou seja, é uma iniciativa que contribui para aumentar a auto estima dessas pessoas, melhorar suas condições de vida”, disse.
Financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida da prefeitura, o programa Igarapés do Madeira é direcionado para a requalificação urbana, recuperação ambiental e construção de unidades habitacionais. É executado pela Semur em conjunto com a secretaria municipal de Projetos Especiais (Sempre).
Pelo programa serão construídos dois conjuntos habitacionais que somados totalizarão 368 unidades (apartamentos) em dois prédios com quatro pavimentos, compostos de sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No Cuniã I serão 176 apartamentos. O conjunto será construído na avenida José Vieira Caúla com rua Ana Nery. O Cuniã II contará com 192 unidades habitacionais e terá como localização a avenida José Vieira Caúla com rua Andréia.
As áreas de intervenção abrangem parte dos bairros Juscelino Kubitschek, Ulisses Guimarães, Lagoinha, Nova Porto Velho, Ronaldo Aragão, São João Bosco, Liberdade, São Cristóvão, Flodoaldo Pontes Pinto e Tancredo Neves. Nesses bairros foram identificados quatro locais de onde serão removidas as famílias — os igarapé dos Tanques, da Penal, Tancredo Neves e Periquitos.
Fonte: Joel Elias
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)