Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semtran organiza a administração do Terminal Hidroviário do Cai’Nágua



A Prefeitura de Porto Velho está realizando uma grande obra no Porto do Cai N’água na gestão do Prefeito Roberto Sobrinho, é o Terminal Hidroviário. A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtram) está responsável pela administração do terminal, e para isto, em 2009, foi criado o Departamento Municipal de Transporte Hidroviário. O departamento tem duas divisões, uma de Regulamentação e outra de Projetos e Operações de Transporte Multimodal de Cargas.

A secretária municipal da Semtram, Fernanda Moreira, garante que a secretaria está presente no local da construção do terminal mantendo diálogo com os proprietários de embarcações, passageiros, transportadoras, chapas e comerciantes locais, entre outros, para regulamentar da melhor forma a administração do Terminal Hidroviário. “Será um grande trabalho em conjunto, entre a prefeitura de Porto Velho, a Marinha e a Antaq, para garantirmos aos usuários: segurança, conforto, preço justo nas tarifas, qualidade nos serviços, higiene, cumprimento de horários, entre outras medidas necessárias para o bom funcionamento do terminal”, disse.

 

Funcionamento

No momento, a secretária e equipe, estão realizando detalhamentos sobre a legislação adequada, as regras, a rotina futura de funcionamento do porto e consultas junto a outras administrações de portos. “O prefeito Roberto Sobrinho quer que este Terminal Hidroviário, que ele chama carinhosamente de ‘Rodoviária do Ribeirinho’, seja um grande ponto turístico e de serviços para os portovelhenses e para quem nos visitar. Este projeto tem como proposta voltar a cidade de frente ao Rio Madeira, como sempre diz o prefeito, e vamos fazer deste lugar um ambiente agradável e eficaz para o transporte de passageiros e de cargas”, destacou Fernanda Moreira.

De acordo com as planilhas da Semfaz, brevemente será iniciado o cadastramento das embarcações e das empresas que exploram o transporte aquático no Porto do Cai N’água. Como há uma certa alteração de embarcações que atracam no local, está sendo feito um monitoramente para se saber quais e quantas são as mais assíduas nesta prática e assim, realizar este controle.

 

Parcerias

A Marinha é responsável pela fiscalização das embarcações que estão navegando, e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) faz a fiscalização de embarcações com destinos interestaduais, no caso de Porto Velho, este controle é com relação aos barcos com destino ao estado do Amazonas. Toda fiscalização de solo, de transporte, passageiros, horários de saída e chegada, documentação, controle de chapas para carregar e descarregar as embarcações e outras funções afins será de responsabilidade da Semtram.

Multimodal e Antaq

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério dos Transportes, o Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal (OTM). Este serviço pode compreender os serviços de coleta, unitização, desunitização, movimentação, armazenagem e entrega da carga ao destinatário, bem como a realização dos serviços correlatos que forem contratados entre a origem e o destino, inclusive os de consolidação e desconsolidação documental de cargas. O OTM é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por meios próprios ou por intermédio de terceiros. A Antaq tem como função básica regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infra-estrutura portuária e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com os das empresas prestadoras de serviço, preservando o interesse público.

Fonte: Fabrícius Bariani
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)