Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 18h30
A Secretaria Municipal de Obras, Semob, atende toda a área urbana de Porto Velho, dos Distritos e toda área rural. Para que todo município seja atendido existem duas coordenadorias municipais de obras, a urbana e a rural. O secretário da pasta, Marcelo Fernandes, classificou como satisfatório o ano de 2009, “apesar das chuvas, praticamente este ano não tivemos estiagem suficiente para realizar o tipo específico de obras que executamos, mas mesmo com chuva cumprimos o que foi determinado pelo prefeito Roberto Sobrinho”, enfatizou o secretário.
A capital tem mais de 500 quilômetros asfaltados, para manter a malha asfáltica transitável e oferecendo segurança aos usuários, a secretaria aumentou de duas para cinco equipes de tapa-buracos, que estão trabalhando em escala permanente. “Se não fossem as obras da Caerd na instalação de água e esgoto que para isto está cortando o asfalto, não teríamos problemas com o trânsito por causa de buracos. As equipes estão mantendo as vias recuperadas e não há problemas de trafegabilidade por causa de buracos na cidade”, destacou Marcelo Fernandes.
Asfalto e Drenagem
A Prefeitura já asfaltou este ano através da Semob mais de dez quilômetros. O destaque é que este asfalto é feito “a quente” e com drenagem. Nas gestões anteriores este cuidado não foi tomado, e é justamente este asfalto, o sem drenagem, que exige mais tempo, recursos e mão de obra para fazer a manutenção e o reparo. A Semob também trabalhou em parceria com a secretaria municipal de Transito e Transporte, Semtran e com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, Emdur. A Semob realizava a obra de drenar e asfaltar a rua, construir a sarjetas, o meio-fio e a calçada; a Semtran realizava logo em seguida a instalação de sinalização horizontal e vertical e a Emdur fazia a instalação da iluminação.
Área Urbana
A Coordenadoria de Obras Urbana/Semob atuou com ênfase este ano, na limpeza dos canais, já que houve muita chuva e para garantir que não houvessem alagamentos, foram retiradas toneladas de lixo e entulhos dos canais. Ao todo foram limpos e mais de 18 quilômetros de canais, que ao todo são 25 que cortam a cidade em vários pontos atravessando muitos bairros.
Outro objetivo alcançado pela coordenadoria foram as obras de recuperação das vias dos conjuntos habitacionais, como o Santo Antônio, 22 de Dezembro, Alfavile, Guaporé e Mamoré, que foram totalmente trabalhados. Foram realizadas obras de cascalhamento, recuperação de asfalto e tapa-buracos.
Em muitos bairros de Porto Velho o acesso é feito por pontes e passarelas. Para cuidar destas passagens foi criada este ano uma equipe específica com esta finalidade, que recuperaram nove destes acessos em vários bairros, garantindo assim, a segurança para os usuários.
Outra prioridade foi o serviço de prevenção e melhorias aos acessos às escolas, postos de saúde, hospitais, pontos de ônibus e áreas de concentração popular, como praças e entradas e saídas dos bairros.
Área Rural
A meta inicial da Coordenadoria de Obras Rural/Semob, era de atender no máximo mil quilômetros das estradas rurais do município por ano. Devido a novas estratégias de trabalho e organização a meta foi superada para mais de 1 mil e 200 quilômetros de estradas recuperadas. Como a área rural do município é bem servida de água, também foram feitas obras nas passagem destas águas, para garantir o trânsito dos moradores destas regiões a coordenadoria dedicou equipes exclusivas para construir novas pontes e bueiros de concretos.
Fabrícius Bariani
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c