Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 18h30
A Secretaria Municipal de Obras, Semob, atende toda a área urbana de Porto Velho, dos Distritos e toda área rural. Para que todo município seja atendido existem duas coordenadorias municipais de obras, a urbana e a rural. O secretário da pasta, Marcelo Fernandes, classificou como satisfatório o ano de 2009, “apesar das chuvas, praticamente este ano não tivemos estiagem suficiente para realizar o tipo específico de obras que executamos, mas mesmo com chuva cumprimos o que foi determinado pelo prefeito Roberto Sobrinho”, enfatizou o secretário.
A capital tem mais de 500 quilômetros asfaltados, para manter a malha asfáltica transitável e oferecendo segurança aos usuários, a secretaria aumentou de duas para cinco equipes de tapa-buracos, que estão trabalhando em escala permanente. “Se não fossem as obras da Caerd na instalação de água e esgoto que para isto está cortando o asfalto, não teríamos problemas com o trânsito por causa de buracos. As equipes estão mantendo as vias recuperadas e não há problemas de trafegabilidade por causa de buracos na cidade”, destacou Marcelo Fernandes.
Asfalto e Drenagem
A Prefeitura já asfaltou este ano através da Semob mais de dez quilômetros. O destaque é que este asfalto é feito “a quente” e com drenagem. Nas gestões anteriores este cuidado não foi tomado, e é justamente este asfalto, o sem drenagem, que exige mais tempo, recursos e mão de obra para fazer a manutenção e o reparo. A Semob também trabalhou em parceria com a secretaria municipal de Transito e Transporte, Semtran e com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, Emdur. A Semob realizava a obra de drenar e asfaltar a rua, construir a sarjetas, o meio-fio e a calçada; a Semtran realizava logo em seguida a instalação de sinalização horizontal e vertical e a Emdur fazia a instalação da iluminação.
Área Urbana
A Coordenadoria de Obras Urbana/Semob atuou com ênfase este ano, na limpeza dos canais, já que houve muita chuva e para garantir que não houvessem alagamentos, foram retiradas toneladas de lixo e entulhos dos canais. Ao todo foram limpos e mais de 18 quilômetros de canais, que ao todo são 25 que cortam a cidade em vários pontos atravessando muitos bairros.
Outro objetivo alcançado pela coordenadoria foram as obras de recuperação das vias dos conjuntos habitacionais, como o Santo Antônio, 22 de Dezembro, Alfavile, Guaporé e Mamoré, que foram totalmente trabalhados. Foram realizadas obras de cascalhamento, recuperação de asfalto e tapa-buracos.
Em muitos bairros de Porto Velho o acesso é feito por pontes e passarelas. Para cuidar destas passagens foi criada este ano uma equipe específica com esta finalidade, que recuperaram nove destes acessos em vários bairros, garantindo assim, a segurança para os usuários.
Outra prioridade foi o serviço de prevenção e melhorias aos acessos às escolas, postos de saúde, hospitais, pontos de ônibus e áreas de concentração popular, como praças e entradas e saídas dos bairros.
Área Rural
A meta inicial da Coordenadoria de Obras Rural/Semob, era de atender no máximo mil quilômetros das estradas rurais do município por ano. Devido a novas estratégias de trabalho e organização a meta foi superada para mais de 1 mil e 200 quilômetros de estradas recuperadas. Como a área rural do município é bem servida de água, também foram feitas obras nas passagem destas águas, para garantir o trânsito dos moradores destas regiões a coordenadoria dedicou equipes exclusivas para construir novas pontes e bueiros de concretos.
Fabrícius Bariani
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple