Quinta-feira, 24 de março de 2011 - 12h21
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Obras (Semob), concluiu a primeira fase do asfaltamento da Avenida Abunã, no Bairro Embratel e a segunda etapa de instalação de bueiros ármicos no Canal Tanques, no Olaria. A secretaria municipal de Trânsito e Transportes (Semtran) iniciará as sinalizações nas vias que a Semob concluiu os serviços.
Na Avenida Rafael Vaz e Silva com a Rua Herbert de Azevedo, onde funciona a feira pública, passa o Canal dos Tanques. Neste ponto a Semob terminou de instalar o segundo bueiro ármico com mais de vinte metros de comprimento. Nesta quarta-feira, 23, a via foi novamente reconstruída para liberar o trânsito devido à feira das quintas-feiras. “A próxima etapa é instalar o terceiro bueiro ármico neste mesmo ponto, assim, estamos triplicando a capacidade de passagem das águas das chuvas e com isto, cumprindo a determinação do prefeito Roberto Sobrinho que é de buscar soluções para os pontos críticos de alagamentos que durante anos trouxeram problemas para a cidade”, explicou Marcelo Fernandes, secretário da Semob.
A instalação do terceiro bueiro deverá ser iniciada ainda nesta semana e concluída na próxima. Para a execução desta obra é necessária a remoção de parte da Rafael Vaz e Silva. A via será novamente reconstruída e asfaltada no final do projeto, até lá no trecho em questão ficará com cascalho compactado.
Calama e Abunã
A Avenida Abunã, da Rua Venezuela até a Avenida Governador Jorge Teixeira (atual BR 319), foi totalmente asfaltada. A próxima etapa de asfaltamento total da Abunã será iniciada assim que o consórcio construtor da Usina Hidrelétrica de Jirau analisar, aprovar a execução dos serviços e restituir à prefeitura o custo da obra. “A prefeitura realiza a obra e envia os custos para o consórcio, que através das compensações pela construção da Usina de Jirau está patrocinando este projeto, que começou com o asfaltamento da Avenida Calama e será concluído na Abunã com a Avenida Farquar”, completou o secretário de obras.
Acompanhando este serviço a Semtran realiza novas sinalizações horizontal e vertical. “Estamos reunidos com os engenheiros de tráfego e de trânsito para decidirmos sobre o restabelecimento das sinalizações destas vias. Vamos visitar as Avenidas Calama, Abunã e Venezuela e o mais rápido possível instalar as sinalizações. É importante pedir aos motoristas e pedestres que fiquem mais atentos ao transitar nestas vias, para que tomem mais cuidados já que as placas e outros sinais foram retirados para a realização da obra”, apontou Itamar Ferreira, secretário Semtran.
Água servida
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), por meio da Coordenadoria Municipal de Posturas, está localizando, notificando e em alguns casos, emitindo multas quando não são tomadas as providências devidas. O problema da água servida é que em contato com o asfalto destrói a capa asfáltica provocando o surgimento de buracos e prejudicando o trânsito e a qualidade de vida dos munícipes. “No cruzamento da Avenida Calama com a rua Bueno Aires estamos com um problema sério de água servida, inclusive esta água é de fossa também. A Semusb já localizou o responsável pelo derrame desta água, que há muitos anos tem estragado as vias, inclusive esta pessoa já foi notificada e multada, mas infelizmente, o caso está no Ministério Público para que o responsável resolva o problema. Mas para tentar amenizar a situação estamos canalizando na esquina para evitar que a água estrague o asfaltamento novo que a prefeitura acabou de fazer”, disse Jair Ramirez.
Fonte: Fabrícius Bariani
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública do Estado
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a destinação de aproximadamente R$ 3 milhões à Defensoria Pública do Estado (DPE). A votação do
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)