Segunda-feira, 1 de outubro de 2007 - 23h12
O primeiro dia do Seminário Estadual da Comissão Nacional da Amazônia, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO), através da Secretaria de Formação Sindical, aconteceu na manhã de hoje (01/10) no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, e contou com a presença de representantes da CUT Nacional, deputados, sindicalistas e trabalhadores rurais. O Seminário encerra suas atividades amanhã (02/10) e propõe o encaminhamento de pautas dos trabalhadores rurais ao governo estadual.
O presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, acompanha o Seminário e considerou importante o diálogo entre os trabalhadores. O objetivo é estabelecer uma agenda para viabilizar o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar, disse Itamar. Foram discutidos temas que envolvem a expansão da pecuária na Amazônia e seus impactos na ocupação, geração de riquezas e Infra-estrutura.
Para o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sérgio Rivero, um dos convidados para compor a mesa de debates, o grande problema é que a ocupação da Amazônia tem sido feita com o mínimo de produtividade, ou seja, os danos tem sido maiores que os benefícios. É muito importante que os trabalhadores se organizem e haja pautas com projetos menos impactantes. Ele se refere a pecuária, que, segundo ele, tem sido um dos principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia.
O coordenador da Comissão Nacional da Amazônia e membro da CUT Nacional, Roberto Pantoja, disse que estão sendo realizados seminários por toda a Região Norte e algumas cidades do Nordeste, como o Maranhão. Segundo ele, cada um (governo, empresários e trabalhadores) tem a sua pauta e o objetivo do seminário é organizar a pauta dos trabalhadores e as definições de trabalho.
O deputado federal Eduardo Valverde classificou o Seminário como uma busca de alternativas para repensar e conciliar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos trabalhadores, priorizando a conscientização e a utilização de novas tecnologias.
O encerramento do Seminário está previsto para o meio-dia nesta terça-feira (02/10), com a abordagens dos temas: Impactos Sociais, ambientais, econômicos do agronegócio e áreas de restrições Ambientais em Rondônia.
Fonte: Marcos Paulo
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos
O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)