Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário propõe encaminhamento de pautas ao Governo


O primeiro dia do Seminário Estadual da Comissão Nacional da Amazônia, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO), através da Secretaria de Formação Sindical, aconteceu na manhã de hoje (01/10) no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, e contou com a presença de representantes da CUT Nacional, deputados, sindicalistas e trabalhadores rurais. O Seminário encerra suas atividades amanhã (02/10) e propõe o encaminhamento de pautas dos trabalhadores rurais ao governo estadual.

O presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, acompanha o Seminário e considerou importante o diálogo entre os trabalhadores. “O objetivo é estabelecer uma agenda para viabilizar o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar”, disse Itamar. Foram discutidos temas que envolvem a expansão da pecuária na Amazônia e seus impactos na ocupação, geração de riquezas e Infra-estrutura.

Para o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sérgio Rivero, um dos convidados para compor a mesa de debates, o grande problema é que a ocupação da Amazônia tem sido feita com o mínimo de produtividade, ou seja, os danos tem sido maiores que os benefícios. “É muito importante que os trabalhadores se organizem e haja pautas com projetos menos impactantes”. Ele se refere a pecuária, que, segundo ele, tem sido um dos principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia.

O coordenador da Comissão Nacional da Amazônia e membro da CUT Nacional, Roberto Pantoja, disse que estão sendo realizados seminários por toda a Região Norte e algumas cidades do Nordeste, como o Maranhão. Segundo ele, cada um (governo, empresários e trabalhadores) tem a sua pauta e o objetivo do seminário é organizar a pauta dos trabalhadores e as definições de trabalho.

O deputado federal Eduardo Valverde classificou o Seminário como uma busca de alternativas para repensar e conciliar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos trabalhadores, priorizando a conscientização e a utilização de novas tecnologias.

O encerramento do Seminário está previsto para o meio-dia nesta terça-feira (02/10), com a abordagens dos temas: Impactos Sociais, ambientais, econômicos do agronegócio e áreas de restrições Ambientais em Rondônia.

Fonte: Marcos Paulo

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)