Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário propõe encaminhamento de pautas ao Governo


O primeiro dia do Seminário Estadual da Comissão Nacional da Amazônia, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO), através da Secretaria de Formação Sindical, aconteceu na manhã de hoje (01/10) no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, e contou com a presença de representantes da CUT Nacional, deputados, sindicalistas e trabalhadores rurais. O Seminário encerra suas atividades amanhã (02/10) e propõe o encaminhamento de pautas dos trabalhadores rurais ao governo estadual.

O presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, acompanha o Seminário e considerou importante o diálogo entre os trabalhadores. “O objetivo é estabelecer uma agenda para viabilizar o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar”, disse Itamar. Foram discutidos temas que envolvem a expansão da pecuária na Amazônia e seus impactos na ocupação, geração de riquezas e Infra-estrutura.

Para o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sérgio Rivero, um dos convidados para compor a mesa de debates, o grande problema é que a ocupação da Amazônia tem sido feita com o mínimo de produtividade, ou seja, os danos tem sido maiores que os benefícios. “É muito importante que os trabalhadores se organizem e haja pautas com projetos menos impactantes”. Ele se refere a pecuária, que, segundo ele, tem sido um dos principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia.

O coordenador da Comissão Nacional da Amazônia e membro da CUT Nacional, Roberto Pantoja, disse que estão sendo realizados seminários por toda a Região Norte e algumas cidades do Nordeste, como o Maranhão. Segundo ele, cada um (governo, empresários e trabalhadores) tem a sua pauta e o objetivo do seminário é organizar a pauta dos trabalhadores e as definições de trabalho.

O deputado federal Eduardo Valverde classificou o Seminário como uma busca de alternativas para repensar e conciliar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos trabalhadores, priorizando a conscientização e a utilização de novas tecnologias.

O encerramento do Seminário está previsto para o meio-dia nesta terça-feira (02/10), com a abordagens dos temas: Impactos Sociais, ambientais, econômicos do agronegócio e áreas de restrições Ambientais em Rondônia.

Fonte: Marcos Paulo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)