Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 21h20
Representantes de órgãos públicos e entidades não governamentais participam nesta quarta e quinta-feira (9 e 10/12) do Seminário de capacitação para Implantação da Rede de Atendimento à Mulher Vítima da Violência, uma realização da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A idéia é articular todos os órgãos envolvidos que de alguma forma possam ajudar a garantir os direitos das vítimas e de suas famílias, segundo a secretária municipal de Assistência Social (Semas), Benedita Nascimento, que representou o prefeito Roberto Sobrinho na abertura do evento.
Benedita informa que há 20 anos o Fórum de Mulheres, que na época levava à frente a luta de gênero em Porto Velho, já se mobilizava para a criação de uma rede de atendimento para o público feminino. “A diferença é que naquele momento éramos entidades civis e hoje o poder público está empenhado nesta articulação dos órgãos governamentais para amparar a mulher, garantindo a sua integridade, juntamente com sua família, pois geralmente quem desrespeita a mulher também desrespeita os filhos”. A secretária lembrou que o prefeito Roberto Sobrinho criou órgãos importantes para a defesa dos direitos das mulheres: a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, o Centro de Referência de Atendimento às Vítimas da Violência e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Araújo, ressaltou que a articulação dos diversos órgãos para formar a rede de enfrentamento não é uma tarefa fácil, pois exige compromisso e capacidade de tolerância. “Por isso a importância deste seminário, em que vamos construir uma agenda para trabalhar em conjunto contra a violência doméstica”. Para a coordenadora, “esta rede é fundamental, até mesmo para a implantação da Casa Abrigo, onde poderemos acolher as mulheres ameaçadas pelos companheiros.”
“Precisamos mapear os órgãos pelos quais as mulheres vítimas da violência terão que passar para que sejam garantidos todos os seus direitos e os de suas famílias”, resumiu Benedita Nascimento.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Francisca Serrão, ressaltou na abertura do evento a necessidade de atendimento 24 horas da Delegacia Especializada da Mulher. Atualmente, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial. “As outras delegacias não estão preparadas para receber as vítimas da violência doméstica, o que exige um olhar diferenciado”, declarou. Ela lembrou que há mais de um ano, depois da realização de um seminário que contou com a participação do Ministério Público, o governo do Estado foi notificado a providenciar plantões para a Delegacia, mas até hoje esta medida não foi adotada.
Seminário
O Seminário de capacitação para implementação da rede de atendimento às vítimas da violência inclui oficinas e palestras sobre os eixos: ‘Segurança, Proteção e Defesa’, ‘Prevenção e Assistência Social’ e ‘Direitos Humanos e Saúde’. Durante o evento será elaborada uma agenda para a implementação da Rede de Atendimento em Porto Velho. Os trabalhos estão sendo realizados no auditório da Fatec (esquina das avenidas Jorge Teixeira com Costa e Silva) no horário das 8h30min às 12 horas e das 14 às 18 horas, nesta quarta e quinta-feira (10/12).
Fonte: Ana Aranda
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)