Terça-feira, 20 de abril de 2010 - 16h02
O Governo de Rondônia realiza nos dias 5 e 6 de maio no Hotel Rondon em Porto Velho, o I Seminário de Mobilização para a Erradicação do Sub-Registro Civil do Estado.
Durante o evento, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentará indicadores do sub – registro em Rondônia, informações que servirão de base para um debate entre os presentes ao encontro.
Segundo o secretário de Assistência Social do Estado (Seas) , Sebastião Calegari Filho, está prevista a participação de parceiros públicos e privados, gestores municipais da Assistência Social, Saúde, Educação e Planejamento, Ministério Público, cartorários, além da Corregedoria Estadual.
“Nosso objetivo é definir estratégias de ação para a erradicação do sub – registro, bem como promover o acesso ao registro civil de nascimento e a documentação básica, conforme compromisso do Governo do Estado com o Governo Federal, cumprindo desta forma o pacto Mais Amazônia Legal, Mais Cidadania”, informou o titular da Seas.
Segundo ele, será implantado em Rondônia a partir do segundo semestre deste ano, o Sistema Estadual de Unidades Interligadas Serc Estadual, o qual consiste na instalação de terminais de computador em estabelecimentos de saúde, que realizem mais de trezentos partos por ano.
A assessora técnica da coordenação de Promoção do Registro Civil de Nascimento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Beatriz Garrido, explica como funcionará essa nova ferramenta, cuja finalidade é garantir que a criança já deixe o local onde nasceu com a sua certidão de nascimento.
“Um agente de saúde informa os dados da criança nascida on-line para o registrador do cartório, que devolve a certidão, para ser impressa e entregue a mãe antes da mesma receber alta” explica Beatriz.
No Seminário realizado em Porto Velho, representantes de Pernambuco apresentarão os resultados desse trabalho já desenvolvido em maternidades pernambucanas.
Fonte: João Albuquerque
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)