Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário de Controle de Políticas Públicas começa nesta quinta-feira


 

Compreender de forma mais apurada a elaboração e execução das políticas públicas e estimular os controles externo, interno e social são alguns dos objetivos do Seminário “O Tribunal de Contas e o Controle das Políticas Públicas”, que o TCE de Rondônia realiza, a partir desta quinta-feira (11), em sua sede.

Voltado a prefeitos, secretários municipais e estaduais, membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o Ministério Público e a classe acadêmica, o evento contará com palestrantes de renome nacional e terá como debatedores especialistas e membros da Corte com profundo conhecimento dos assuntos em evidência.

Responsável pela organização do evento, o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), por meio da Escola de Contas, definiu uma extensa programação, com dois dias de palestras, painéis de debates e conferências sobre temas relativos ao controle das políticas públicas.

Para o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, ao realizar o Seminário, o Tribunal demonstra sua preocupação em fornecer aos gestores e técnicos do Estado subsídios para a compreensão da elaboração e execução das políticas públicas, bem como a fiscalização dos recursos públicos.

“É fundamental que o Tribunal de Contas, órgão essencial no controle da administração pública, discuta com todos esses agentes e atores do cenário público os mecanismos necessários à execução dos controles interno, externo e social. Para que essa ação se efetive nada melhor do que um grande evento, como este que vamos realizar”, disse José Gomes.
 

PROGRAMAÇÃO

Durante dois dias, o Seminário “O Tribunal de Contas e o Controle das Políticas Públicas” trará um total de sete palestras, cada uma com seu respectivo painel de debates, que abordarão não apenas as ferramentas disponíveis atualmente para estimular o controle da administração pública, mas também o papel das instituições na formulação de políticas públicas.

Nesta quinta-feira, pela manhã, haverá, além da solenidade de abertura, com pronunciamentos do presidente José Gomes e do conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente do IEP, a palestra “O controle jurisdicional das políticas públicas no Brasil”, apresentada pelo juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho. O primeiro painel de debates será dirigido pelo conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva.

Na parte da tarde, serão realizadas duas palestras. O professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Jorge Coimbra, fala sobre o tema “Movimentos sociais e controle democrático na Amazônia”. Os debates terão à frente o professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Vinícius Raduan Miguel.

Logo depois é a vez do professor da Universidade Federal do Ceará, Jawdat Abu-El-Haj, PhD em Ciências Política pela Universidade da Califórnia (EUA), ministrar a palestra “Modernização da administração pública no estado democrático”. Caberá ao auditor Davi Dantas coordenar o painel de debates sobre o assunto.

Nesta sexta-feira (12), pela manhã, o também professor da Universidade Federal do Ceará, André Haguette, PhD em Sociologia pela Universidade Syracuse (EUA), apresenta o tema “A educação pública no Brasil: desafios e perspectivas”. A professora da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), Raquel Volpato Serbino, doutora em Educação, será a debatedora.

Ainda no período da manhã, será proferida a palestra “Os resultados do Ideb 2009 e os gastos educacionais” pelo auditor do TCE-RO, Hugo Costa Pessoa, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí/SC (Univali). O painel de debates terá à frente a professora da Unir, Walterlina Brasil.

No período da tarde, estão programadas mais duas palestras. A primeira será “Direitos fundamentais e políticas públicas”, com o promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Marcos Valério Tessila de Melo, mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. O conselheiro Paulo Curi Neto, ex-procurador do Ministério Público de Contas do TCE-RO, será o debatedor.

Por fim, a professora da Unir e doutora em Enfermagem e Saúde Pública pela USP, Maria Inês Miranda, ministra a palestra “Atuação dos observatórios de violência na promoção de políticas públicas para a juventude”. O painel de debates terá, na coordenação, a professora das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Helena de Jesus.

Fonte: Ascom TCE
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)