Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semed promove Feira Literária


O projeto Incentivando a Leitura, da Semana Literária da secretaria municipal de Educação (Semed), fez com que a escola municipal Som da Craviola, do bairro Tancredo Neves, passasse a organizar desde o ano passado a sua Feira Literária, evento onde os 330 alunos de 3 a 10 anos têm oportunidade de mostrar o que foi produzido em sala de aula como resultado do que aprenderam com suas experiências com a leitura. Nesse ano, na segunda edição da Feira, promovida na sexta-feira, dia 21, eles manifestaram suas ideias através do teatro, poesia e dança como formas de expressar as histórias da literatura infantil trabalhadas em aula.

Clássicos como Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, e Branca de Neve dividiram o palco improvisado na quadra de esportes com personagens de Monteiro Lobato e Ziraldo. Cada professor tem autonomia para escolher a obra e o texto a ser trabalhado. Os pais que puderam comparecer para prestigiar a atividade dos filhos puderam acompanhar o desempenho das crianças, que se fantasiaram para caracterizar as histórias. As apresentações ocorreram pela manhã e à tarde.

De acordo com a diretora da escola, Luzinete Gomes, o trabalho em aula inicia sempre com a contação de histórias, quando as crianças começam a se familiarizar com a linguagem literária. No último Dia da Criança, ao invés de brinquedos ou balas, todas as crianças receberam um livro na Som da Craviola.
 

Monteiro Lobato

O Projeto Semana Literária, da Semed, vem sendo promovido em toda a rede pública municipal desde 2008. Nesse ano, o programa enfatizou a obra de Machado de Assis. Luzinete aponta como diferencial no trabalho desenvolvido na Som da Craviola a inserção de novos autores. Para enfatizar isso, uma das professoras participou da Feira fantasiada de Monteiro Lobato, autor do clássico Sítio do Pica-Pau Amarelo. “O objetivo é fazer com que eles tomem gosto pela leitura e conheçam as obras, aprendam a interagir”, enfatizou a diretora.

Nesse ano, foram 13 diferentes trabalhos. A Boneca e o Palhacinho e Dona Baratinha foram mostrados numa pequena peça teatral. Já a tartaruguinha e o Cravo e a Rosa foram cantados em música. Cantigas de Roda e Maquetes de isopor feitas pelos professores ajudaram na dramatização.

Para a secretária municipal da Educação, Fátima Ferreira, é importante se formar leitores adultos através do incentivo à leitura durante a infância. “Para que todos criem gosto pela leitura, linguagens como o teatro e a dança ajudam nesse processo. Também queremos que as crianças se acostumem a conviver com os livros, e não fiquem apenas no computador e a internet”, enfatizou.

Fonte: Róbinson Gambôa

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)