Sexta-feira, 8 de outubro de 2010 - 15h04
Desde o ano passado que o dia 12 de outubro passou a ser consagrado como “Dia Nacional da leitura”. A data que também remete ao Dia das Crianças, foi instituída com o objetivo de tornar a prática da leitura uma ação popular e usual na vida dos jovens brasileiros.
Em celebração à data festiva, este ano a secretaria municipal de Educação (Semed) montou uma exposição de livros, revistas, folderes e poesia no pátio da instituição, como forma de chamar a atenção dos funcionários do órgão e das pessoas que visitam a secretaria, para o hábito da leitura.
A chefe da divisão de ensino fundamental da Semed, Anelisa Veloso de Souza, afirmou que essa foi a forma que a direção do órgão encontrou para incentivar o gosto da leitura entre os servidores da educação. “Fizemos questão de distribuir esses trabalhos literários em várias áreas, justamente para que o funcionário, antes de entrar em sua sala de trabalho ou depois do expediente, tenha contato com os livros e conheça a obra de vários autores que estão expostos. Por isso estão expostos, desde poemas um pouco mais extensos e haicais e até livros e revistas”, explicou a chefe da divisão.
Haikai, haiku ou haicai é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas são escritos em três linhas, contendo na primeira e na última, cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas) e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).
Programa
Fora essa ação, a Semed desenvolve desde 2009, o Programa de Incentivo à Leitura e Produção Textual Livro – Carta - Mural, criado para incentivar os alunos à leitura e produção textual do modo mais espontâneo possível, utilizando-se de recursos paradidáticos como o livro carta e o mural e promover a interação entre Escola, pais e alunos em torno da leitura e produção textual, em caráter permanente.
O programa também atinge um público amplo que vai desde os alunos, até professores e demais integrantes da equipe pedagógica da Escola, passando pela família dos alunos e outros servidores, por meio do “efeito contágio” (curiosidade e a busca da leitura no mural). Quando o programa foi lançado no ano passado, atendia cinco Escolas da rede municipal de ensino. Este ano, o programa foi expandido para mais cinco estabelecimentos e abrangendo todas as quatro zonas da cidade.
São dois estabelecimentos na zona Oeste, Escolas Antônio Rebelo das Chagas e São Pedro. Na zona Sul, são mais três Escolas participantes: Cor de Jambo, Raimundo A. da Silva e Saul Bennesby. As escolas Nossa Senhora do Amparo e Pé de Murici integram o programa na zona Norte, enquanto que Chapeuzinho Vermelho, 12 de Outubro e São Miguel disponibilizam o programa aos alunos da zona Leste.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)