Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semed monta exposição literária em comemoração ao Dia Nacional da Leitura


 

Desde o ano passado que o dia 12 de outubro passou a ser consagrado como “Dia Nacional da leitura”. A data que também remete ao Dia das Crianças, foi instituída com o objetivo de tornar a prática da leitura uma ação popular e usual na vida dos jovens brasileiros.

Em celebração à data festiva, este ano a secretaria municipal de Educação (Semed) montou uma exposição de livros, revistas, folderes e poesia no pátio da instituição, como forma de chamar a atenção dos funcionários do órgão e das pessoas que visitam a secretaria, para o hábito da leitura.

A chefe da divisão de ensino fundamental da Semed, Anelisa Veloso de Souza, afirmou que essa foi a forma que a direção do órgão encontrou para incentivar o gosto da leitura entre os servidores da educação. “Fizemos questão de distribuir esses trabalhos literários em várias áreas, justamente para que o funcionário, antes de entrar em sua sala de trabalho ou depois do expediente, tenha contato com os livros e conheça a obra de vários autores que estão expostos. Por isso estão expostos, desde poemas um pouco mais extensos e haicais e até livros e revistas”, explicou a chefe da divisão.

Haikai, haiku ou haicai é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas são escritos em três linhas, contendo na primeira e na última, cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas) e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).

Programa

Fora essa ação, a Semed desenvolve desde 2009, o Programa de Incentivo à Leitura e Produção Textual Livro – Carta - Mural, criado para incentivar os alunos à leitura e produção textual do modo mais espontâneo possível, utilizando-se de recursos paradidáticos como o livro carta e o mural e promover a interação entre Escola, pais e alunos em torno da leitura e produção textual, em caráter permanente.

O programa também atinge um público amplo que vai desde os alunos, até professores e demais integrantes da equipe pedagógica da Escola, passando pela família dos alunos e outros servidores, por meio do “efeito contágio” (curiosidade e a busca da leitura no mural). Quando o programa foi lançado no ano passado, atendia cinco Escolas da rede municipal de ensino. Este ano, o programa foi expandido para mais cinco estabelecimentos e abrangendo todas as quatro zonas da cidade.

São dois estabelecimentos na zona Oeste, Escolas Antônio Rebelo das Chagas e São Pedro. Na zona Sul, são mais três Escolas participantes: Cor de Jambo, Raimundo A. da Silva e Saul Bennesby. As escolas Nossa Senhora do Amparo e Pé de Murici integram o programa na zona Norte, enquanto que Chapeuzinho Vermelho, 12 de Outubro e São Miguel disponibilizam o programa aos alunos da zona Leste.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), defendeu nesta terça-feira (16) a emancipação do

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)