Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semas realiza 7 mil novos cadastros para programas sociais


Na estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) duas coordenadorias internas realizam serviços específicos. A Coordenação de Proteção Social Básica (CPSB) trabalha com prevenções das situações de risco, a Coordenação de Proteção Especial (CPE) atua nas situações de direitos violados. Faz parte dos serviços da CPSB gerir o Cadastro Único, monitorar as atividades dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), coordenar o projeto Proteger e, entre outras responsabilidades, realizar diversos eventos e mutirões com a intenção de dirimir e prevenir problemas sociais de gêneros diversos. Ao longo do ano de 2013, a CPSB conseguiu desenvolver as atividades programadas e avançar na conquista de outros objetivos. Para este ano, novos projetos são assumidos e há outros patamares a serem alcançados.

   A administração do Cadastro Único é a tarefa que mais demanda serviços. “Tudo o que passa pelos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, a Tarifa Social e o Pronatec, por exemplo, passa pelo Cadastro Único”, explicou Alzenir Gutierrez, coordenadora da CPSB, que apresentou também alguns números referentes aos cadastramentos e recadastramentos realizados. Em 2013, foram feitos perto de 7.000 novas inscrições para o CadÚnico, totalizando 48.873 pessoas com direito a participarem de alguns dos benefícios dos programas de transferência de renda. Para essa inscrição, a pessoa não pode ter rendimento superior a três salários mínimos, mas para participar do Programa Bolsa Família o pré-requisito é ter renda entre 70 a 140 reais por mês. Desse modo, nem todos podem ser beneficiários do Bolsa Família, que alcançou em 2013 a quantidade de 1.654 novos cadastrados e de 21.457 recadastrados. Como participantes do Pronatec foram realizadas outras 5.200 inscrições.

   Dentre diversas atividades desenvolvidas pela CPSB contam 122 encaminhamentos para a área da saúde, 226 atendimentos para concessões de passagens, 566 atendimentos com Auxílio Moradia e 138 atendimentos com urnas funerárias. Com o projeto Proteger, planejamento da Prefeitura sob a coordenação da Semas, que objetiva atender aos atingidos por enchentes, a CPSB realizou doações de materiais básicos como alimentos e materiais de higiene para as famílias, coordenou realocações para abrigos coletivos e encaminhou famílias para serem cadastradas em programas de moradia popular. Nos Cras, foram realizados cerca de 38 mil atendimentos para acompanhamento psicossocial, inscrições no Cadastro Único, visitas domiciliares por motivos de demandas judiciais, verificações de vítimas de trabalho infantil e outras formas de atenção. Também tem sido realizado o acompanhamento de alguns casos de famílias retiradas de áreas interditadas pela Justiça, conforme ocorreu com moradores do Condomínio Mato Grosso, em que algumas famílias que tiveram de desocupar os apartamentos requereram atenção da Semas, e as que continuaram no local precisaram ser cadastradas no CadÚnico e visitadas, uma a uma, pelas equipes da Atenção Básica.

   “Todo o Baixo Madeira foi atendido com o Cadastro Único e com o Bolsa Verde, que é um programa para as famílias que recebem benefícios para não desmatarem a floresta. Trabalhamos junto a diversas secretarias e coordenadorias municipais com atividades belíssimas, como as que desenvolvemos com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), por exemplo. Trabalhamos também com outras instituições, como ICMBio, Exército, Bombeiros e outros, incluindo também diversas associações e cooperativas. Em dias comemorativos como da Criança, Idoso, Mães muitas atividades foram realizadas. No Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) muitas crianças em condições de vulnerabilidade social foram atendidas. Trabalhos voltados para idosos e para os deficientes foram feitos em muitos lugares da área urbana e dos distritos, mas principalmente no Centro de Convivência do Idoso. Trabalhamos também com as igrejas e comunidades. Enfim, 2013 foi um ano muito produtivo”, enfatizou a secretária da Semas, Josélia Ferreira.

2014

   A Caixa Econômica informou a Semas sobre 539 famílias que não sacaram os benefícios do Bolsa Família em 2013. Assim, um dos principais objetivos da CPSB neste ano é a busca ativa dessas famílias para o devido recadastramento. “Precisamos saber se aconteceu uma mudança na condição socioeconômica dessas famílias, se o caso ocorreu por causa de mudanças da cidade, se há casos de famílias que se cadastraram, mas nunca precisaram realmente do benefício ou se o problema ocorreu por falta de comunicação. Durante o mês de fevereiro essas famílias deverão ser encontradas”, afirmou Alzenir Gutierrez. 

   Outras metas a serem alcançadas são a maior divulgação do Bolsa Família por meio das mídias para a captação de novos cadastramentos e para o recadastramento de grupos que estão em vias de perder os benefícios, a divulgação das atividades dos Cras, a revitalização de entidades como associações de bairros e de serviços exclusivos a idosos e deficientes e a ampliação das atividades do projeto Proteger, a fim de ampliar o atendimento aos atingidos por alagações. 

   “Sobretudo, o que para nós é urgente realizar neste ano é a busca ativa das famílias cadastradas no Cad Único. Faremos visitas às casas para sabermos quem são as pessoas que não precisam mais do Bolsa Família ou outros motivos pelos quais alguns cadastros estão em vias de serem bloqueados”, finalizou a coordenadora.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)