Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 14h43
A Prefeitura do Município de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) comemorou o dia Internacional das Pessoas com Deficiência Física, nesta quinta feira,03, intensificando as atividades do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de analisar os avanços da política municipal para a inclusão da Pessoa com deficiência. Os serviços destinados a esse público seguem a partir de três eixos, sendo as ações sócio assistenciais, os acompanhamentos técnicos e a promoção a acessibilidade e cidadania.
Entre as atividades realizadas durante esse ano a secretária Benedita do Nascimento destaca a realização do I Seminário Municipal de Acessibilidade das Pessoas com deficiência, tendo como tema a Cidade Acessível, com o objetivo de analisar as ações e políticas públicas municipais de integração da pessoa com deficiência voltada à acessibilidade, visando o impacto social e o crescimento da cidade destacando as barreiras arquitetônicas, as dificuldades encontradas na acessibilidade, a oferta de emprego no mercado de trabalho e a garantia dos Direitos Humanos. Os beneficiários da rede participam de atividades como fóruns, mostras de trabalho, ações de conscientização a acessibilidade além de cursos profissionalizantes. Atualmente mais de 25 entidades fazem parte da rede de proteção e promoção dos direito das pessoas com deficiência. “Temos uma série de atividades voltadas às pessoas com deficiência no intuito de garantir os direitos. Entre as nossas ações temos o processo de inserir a pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, através das empresas na construção da usina Hidrelétrica no nosso município, levando em conta que a política de cotas é uma obrigatoriedade”, apontou Benedita.
ONU
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.
Todos os estados estarão realizando atividades alusiva a esse dia, nesta comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, devemos reafirmar o nosso compromisso de repensar totalmente o lugar das pessoas com deficiência na sociedade e prometer redobrar os nossos esforços para que as sociedades sejam verdadeiramente inclusivas, que possam fazer ouvir a sua voz, não só neste dia mas sim em todos os dias do ano.
A participação igual não exige apenas a eliminação das barreiras ambientais, sociais e jurídicas que marginalizam as pessoas com deficiência; também significa facilitar-lhes o acesso e aos serviços de educação, saúde, informação, trabalho e de outra natureza, em condições de igualdade.
“Nesta comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, queremos reafirmar o nosso compromisso de repensar totalmente o lugar das pessoas com deficiência na sociedade e redobrar os nossos esforços para que as sociedades sejam verdadeiramente inclusivas e que possam fazer ouvir a sua voz, não só neste dia, mas sim em todos os dias do ano”, finalizou a secretária.
Fonte: Claudinete Miranda
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al