Quarta-feira, 23 de maio de 2012 - 12h03
O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente, falou sobre o potencial da indústria rondoniense. “Nosso estado, apesar de jovem e ainda em formação, possui indústrias de ponta, como as plantas frigoríficas de porte mundial, que já exportam para diversos mercados, e os nossos laticínios, que estão crescendo e se modernizando”, disse Vicente.
O secretário comentou a construção da usina de calcário em Pimenta Bueno pelo governo do Estado, que vai melhorar a produtividade do agronegócio rondoniense e enfatizou as obras de infraestrutura e pavimentação do distrito industrial da capital, além da construção de um porto graneleiro no Rio Madeira, pela iniciativa privada. Vicente citou ainda a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que irá funcionar nas proximidades do complexo portuário.
Usina de Tabajara
O senador Valdir Raupp citou a geração de energia e os investimentos em infraestrutura no Estado. Raupp confirmou o anúncio da nova usina de Tabajara, em Machadinho do Oeste, cuja apresentação será feita no dia 4 de junho. “Sua capacidade será de quase o dobro da usina de Samuel”, afirmou.
O senador também destacou que, em Guajará-Mirim, será discutida a questão da usina de Ribeirão, e da ponte com a Bolívia. “A ponte binacional Brasil-Bolívia é um compromisso do ex-presidente Lula. A presidente Dilma já autorizou o ministro dos Transportes a acelerar o projeto”, disse Raupp.
Sobre a integração com o Peru, Raupp afirmou que a Rodovia Interoceânica “é uma alternativa econômica para o Brasil”. Segundo ele, a integração Brasil-Peru “ainda precisa acontecer na vida das pessoas”.
Raupp lembrou os investimentos no distrito industrial, reafirmou seu compromisso com a ZPE e falou sobre a ferrovia de Mato Grosso a Rondônia: “Essa não é mais uma obra de longo prazo”, assegurou.
Peru
O conselheiro econômico peruano Antonio Castillo enfatizou a importância da parceria entre o Brasil e o Peru. “Queremos provocar a interação entre as empresas de logística, de transporte e de armazenamento, através da realização de rodadas de negócios durante a Expo Peru, que acontecerá em agosto”, defendeu Castillo.
Entre as oportunidades de acordos comerciais, Antonio Castillo citou as possíveis parcerias com os rondonienses. “Nós, peruanos, temos grande interesse na importação de carne de Rondônia. O Estado poderá se tornar um parceiro importante, a partir da facilidade adquirida com a ligação terrestre, a partir da Rodovia Interoceânica”, disse Castillo.
Na programação de palestras, o presidente da FIERO, Denis Baú, falou sobre a Hidrovia do Madeira e, fechando os trabalhos, o procurador aposentado Ivo Benitez destacou o novo Código Florestal.
Estiveram presentes à solenidade ainda o chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral e o cônsul peruano para a região norte do Brasil, Jesús Carranza.
Fonte: Decom
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).