Sexta-feira, 8 de abril de 2011 - 19h25
O secretário municipal de Agricultura José Wildes e seu Adjunto Jeoval Batista mantém em toda a área rural e ribeirinha da capital visitas e reuniões com produtores rurais com o objetivo de fortalecer ações para o desenvolvimento da produção agrícola local e implantação de outras atividades que ofereçam maiores opções de renda para estas famílias. Uma destas visitas foi ao núcleo urbano das Linhas de Rio Pardo, onde certificaram a necessidade da aquisição dos tanques de resfriamento de leite da região. O equipamento tem capacidade de armazenar 500 litros e é destinado a resfriar o alimento e mantê-lo adequado para consumo por até dois dias, o que evita o desperdício que acontece quando o produtor não consegue comercializar de imediato o produto que é perecível. “Mais uma vez queremos dar condições de trabalho ao homem do campo” disse o secretário Wildes.
Ele destaca ainda que a instalação destes tanques não representa apenas a disponibilização de um reservatório, mas a oportunidade de valorização do leite produzido em toda a região. Com aquisição de tanques para a região centenas de famílias serão beneficiadas diretamente. “E aqueles que já não estavam mais trabalhando na produção de leite, poderão, a partir de agora, retomar suas atividades”, comentou.
Mini Usinas
A Semagric já está com duas mini usinas prontas para serem entregues. Cada uma tem um tanque de resfriamento de leite de 500 litros. Uma vai para o Ramal São Domingos e a outra em Extrema para a Coamazom. A prefeitura aguarda apenas a construção dos barracões pelas associações. A mini usina que vai para o Ramal São Domingos foi adquirida com recursos próprios, a outra é de emenda do senador Valdir Raup, via MAPA/Prodesa. Cada mini usina é composta de 01 caminhão equipado com tanque isométrico tipo rodoviário; desnatadeira, batedeira, conjunto de prensa, tanque de fabricação de queijo, tanque de resfriamento de leite, prateleira dessoradora, prateleira de estocagem, embaladeira, freezer horizontal de 400 e 500 litros.
“Já está também tramitando na Suframa, só aguardando a liberação dos recursos para comprarmos 15 tanques de resfriamento de leite. Doze de 500 litros e três de 300 litros. Esses tanques serão distribuídos em regiões que tem produção de leite, a exemplo de Rio Pardo e União Bandeirantes”, disse o secretário Wildes.
Esta semana ele se reúne em Extrema com a equipe da Coamazom, para que seja agilizada, a construção do barracão para receber a mini usina. Jose Wildes tem se empenhado para que os tanques do projeto da Suframa tenham retorno positivo.
Impasse
Atualmente a região de Rio Pardo é uma Resex Estadual e segundo o secretário Wildes, o governo precisa viabilizar a regularização fundiária da Resex para que o Município atue no sentido de fortalecer a produção local, valorizando principalmente o produtor, dando possibilidades para o mesmo qualificar e aumentar a produção. Neste sentido, mesmo não sendo de sua responsabilidade, o secretário José Wildes, tem feito articulação junto a Deputada Epifânia Barbosa (PT) para que ela obtenha autorização junto ao Ministério Público para a atuação do Município naquela região.
Piscicultura
Os secretários ainda apresentaram aos produtores de Rio Pardo o Projeto Municipal de Piscicultura com as proposta de parceria para a implantação dos tanques escavados. Além de investir na produção de leite vamos oportunizar que os pequenos produtores também possam trabalhar na produção de peixes. “Além de um alimento saudável o peixe é mais acessível a todos. Estamos estudando a implantação deste projeto que vai beneficiar centenas de famílias na zona rural de Porto Velho”, finalizou.
Fonte: Meiry Santos
O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado de Rondônia, por meio da Secretaria de E
Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone
O investimento de recursos públicos nas associações de produtores rurais têm diminuído o custo da produção e aumentado a renda de quem vive na área
Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show
Com olhar atento ao desenvolvimento do agronegócio e firme atuação em defesa do produtor rural, a deputada federal Cristiane Lopes participa da 12ª
Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), reforçou a relevância da Rondônia Rural Show Inter