Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semagric contesta matéria do Jornal Alto Madeira


Ao contrário da matéria divulgada na edição desta quinta-feira (22), página 5-1, deste Alto Madeira, com o título “Centenas de famílias pedem socorro no Rio Madeira”, a Prefeitura informa que os ribeirinhos e a comunidade rural como um todo, receberam e continuam recebendo diversos benefícios. Construção e recuperação de estradas e pontes, distribuição de mudas, transporte da produção agrícola e incorporação de calcário, estão entre os serviços efetuados pelo município.

Na vicinal denominada Linha C-01 da Gleba Cuniã, divisa com o estado do Amazonas, por exemplo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Comércio (Semagric) reabriu, patrolou e encascalhou 12 quilômetros de estradas e as máquinas continuam trabalhando para concluir os 24 km solicitado pela comunidade. Houve também a reabertura e aterro de 11 quilômetros no Ramal São Sebastião.

Conforme a secretária Josélia Saraiva (Semagric), os moradores da Gleba Cuniã encaminharam o ofício nº 008/07 à Prefeitura, por meio da associação rural Arglec, solicitando a recuperação de 24 quilômetros da estrada. “Já concluímos 20 quilômetros e agora restam apenas quatro para que o pedido seja totalmente atendido”, explica. Com os serviços, dezenas de famílias de produtores foram beneficiadas, acrescenta.

A Prefeitura ainda recuperou 17 quilômetros da estrada de acesso a Cachoeira do Teotônio; três quilômetros da Estrada Cachoeirinha; 19 quilômetros na Estrada do Morrinho; seis quilômetros no Ramal do Zeca Gordo; reabertura de 16 quilômetros de estrada e patrolamento nos ramais Maravilha, Niterói e Santo Expedito e recuperação de cinco quilômetros na Linha Sete.

Os ribeirinhos, de acordo com a secretária, também contam com o transporte fluvial gratuito através do Barco da Produção, para comercializar seus produtos na Feira do Produtor, em Porto Velho. Nas linhas rurais, os agricultores são atendidos com dois caminhões que fazem o transporte de toda a produção a custo zero para o homem do campo.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)