Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semáforos do centro da capital facilitarão fluxo veículos


 
A prefeitura de Porto Velho implantou esta semana nas principais avenidas da região central da cidade, o projeto “Onda Verde”, cujo objetivo é facilitar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos e acidentes. De acordo com o projeto, ao respeitar o limite de velocidade das vias, o motorista encontrará todos os semáforos abertos no trecho entre as Avenidas Jorge Teixeira e Rogério Weber.

O secretário municipal de trânsito, Itamar Ferreira, explicou que o sistema foi implantado inicialmente nas Avenidas Sete de Setembro, Dom Pedro II, Carlos Gomes e Marechal Deodoro, onde o fluxo é maior, principalmente nos horários de pico. Até o final de dezembro, a Onda Verde também chegará à BR-319 (antiga Jorge Teixeira), Avenidas Calama e Rio Madeira.

De acordo com Itamar Ferreira, após vários estudos e análises técnicas (pesquisa volumétrica), a Semtran sincronizou os semáforos para que o trânsito possa fluir com mais rapidez e segurança. “A mudança também vai resultar em economia de tempo e de combustível para os condutores, evitando acidentes e congestionamentos, além de poluir bem menos o nosso meio ambiente”, avaliou.

A diretora do departamento de engenharia de tráfego da Semtran, Mirtes Silva, disse que a velocidade nas vias onde funciona a Onda Verde é de 40 a 50 quilômetros por hora. “Da Rua Rogério Weber até a Brasília, o condutor que trafegar a 40 quilômetros por hora pela Sete de Setembro irá pegar todos os sinais abertos. Da Rua Brasília até a Av. Jorge Teixeira, a velocidade deverá ser ampliada para 50 quilômetros”, exemplificou a engenheira.

Para que o sistema funcione de forma adequada, Itamar Ferreira informa que os condutores deverão obedecer o limite de velocidade nas vias públicas. Placas informativas estão sendo instaladas nos semáforos para orientar e conscientizar os motoristas.

Central de controle

Itamar Ferreira destacou o apoio e o empenho do prefeito Roberto Sobrinho na modernização dos semáforos, abertura de ruas e implantação de novas medidas para disciplinar e tornar o trânsito mais humano, a exemplo do corredor exclusivo para ônibus na Avenida Sete de Setembro. Ele adiantou que uma Central de Controle Operacional (CCO) está sendo montada no prédio da Semtran para monitorar o fluxo de veículos nas principais avenidas durante os horários de pico.

Conforme o secretário, o monitoramento por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, irá permitir intervenção rápida do município nos locais onde o tempo dos semáforos poderá ser reajustado e adequado às condições da via pública. A Central de Controle Operacional entrará em funcionamento no início do próximo ano.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)