Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semáforos do centro da capital facilitarão fluxo veículos


 
A prefeitura de Porto Velho implantou esta semana nas principais avenidas da região central da cidade, o projeto “Onda Verde”, cujo objetivo é facilitar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos e acidentes. De acordo com o projeto, ao respeitar o limite de velocidade das vias, o motorista encontrará todos os semáforos abertos no trecho entre as Avenidas Jorge Teixeira e Rogério Weber.

O secretário municipal de trânsito, Itamar Ferreira, explicou que o sistema foi implantado inicialmente nas Avenidas Sete de Setembro, Dom Pedro II, Carlos Gomes e Marechal Deodoro, onde o fluxo é maior, principalmente nos horários de pico. Até o final de dezembro, a Onda Verde também chegará à BR-319 (antiga Jorge Teixeira), Avenidas Calama e Rio Madeira.

De acordo com Itamar Ferreira, após vários estudos e análises técnicas (pesquisa volumétrica), a Semtran sincronizou os semáforos para que o trânsito possa fluir com mais rapidez e segurança. “A mudança também vai resultar em economia de tempo e de combustível para os condutores, evitando acidentes e congestionamentos, além de poluir bem menos o nosso meio ambiente”, avaliou.

A diretora do departamento de engenharia de tráfego da Semtran, Mirtes Silva, disse que a velocidade nas vias onde funciona a Onda Verde é de 40 a 50 quilômetros por hora. “Da Rua Rogério Weber até a Brasília, o condutor que trafegar a 40 quilômetros por hora pela Sete de Setembro irá pegar todos os sinais abertos. Da Rua Brasília até a Av. Jorge Teixeira, a velocidade deverá ser ampliada para 50 quilômetros”, exemplificou a engenheira.

Para que o sistema funcione de forma adequada, Itamar Ferreira informa que os condutores deverão obedecer o limite de velocidade nas vias públicas. Placas informativas estão sendo instaladas nos semáforos para orientar e conscientizar os motoristas.

Central de controle

Itamar Ferreira destacou o apoio e o empenho do prefeito Roberto Sobrinho na modernização dos semáforos, abertura de ruas e implantação de novas medidas para disciplinar e tornar o trânsito mais humano, a exemplo do corredor exclusivo para ônibus na Avenida Sete de Setembro. Ele adiantou que uma Central de Controle Operacional (CCO) está sendo montada no prédio da Semtran para monitorar o fluxo de veículos nas principais avenidas durante os horários de pico.

Conforme o secretário, o monitoramento por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos, irá permitir intervenção rápida do município nos locais onde o tempo dos semáforos poderá ser reajustado e adequado às condições da via pública. A Central de Controle Operacional entrará em funcionamento no início do próximo ano.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)