Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sem acordo, PT vai dividir mandatos no Senado


 
Mariana Jungmann
Agência Brasil

Brasília - A bancada do PT no Senado vai dividir os mandatos para presidências de comissões e assento na mesa diretora do senado que o partido terá direito na próxima legislatura. Sem fechar um acordo, os senadores decidiram dividir as cadeiras nas comissões e na mesa diretora tornando os cargos são bienais em anuais.

Dessa forma, os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) deverão dividir a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE); a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o senador José Pimentel (PT-CE) dividirão o posto na primeira vice-presidência; e o senador Lindberg Farias (PT-RJ) poderá ficar com a Comissão de Infraestrutura (CI) no primeiro ano, cedendo lugar para outro petista no ano que vem. O partido tem ainda o direito a uma terceira comissão, que por tradição é escolhida a de Assuntos Sociais, pleiteada por Paulo Paim (PT-RS).

Com a divisão, o líder do partido Humberto Costa (PT-PE) espera que estejam encerradas as disputas internas. “Dessa forma, toda aquela celeuma que existia se transformou apenas num debate sobre quem terá a oportunidade de assumir primeiro”, disse o senador após mais de três horas de reunião com a bancada. Ainda de acordo com ele, esses senadores deverão se reunir para definir quem ficará com os cargos primeiro.

No que diz respeito à Comissão de Infraestrutura, contudo, existe ainda uma outra questão a ser resolvida. O PSDB teria direito à terceira indicação de presidente de comissões. Por isso, para ficar com o posto, o PT deverá negociar com os tucanos.

A preocupação do PT passa a ser a proposta do PMDB de acabar com a divisão por blocos nas mesas das comissões. Caso a ideia prospere, o PT poderia perder posições importantes na Casa.

De acordo com Costa, a mudança também prejudicaria os partidos menores, que não teriam espaço nas comissões. O líder petista disse que entrará em contato com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL) ainda hoje para tentar dissuadir o partido de aplicar o critério de proporcionalidade por partidos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)