Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sejus dialoga com judiciário para firmar acordos sobre demandas do interior do estado


Com o objetivo de identificar as situações que requerem maior urgência em algumas unidades penitenciárias do interior do estado e buscar em conjunto com o Ministério Público e Judiciário uma solução amistosa para os problemas detectados, a secretária de Justiça, Elizete Lima, e uma equipe técnica composta por servidores da Secretaria de Justiça (Sejus) cumprem, esta semana, uma agenda de reuniões com representantes destes órgãos.

A equipe da Sejus percorre os municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta, Santa Luzia, Nova Brasilândia, Presidente Médici e Cacoal. A iniciativa de provocar as reuniões com juízes e promotores dessas comarcas foi da própria Sejus que pretende chegar a um acordo sobre as soluções possíveis para cada situação constatada nos locais visitados.

A secretária da pasta aproveitou a oportunidade para demonstrar aos magistrados a eficiência do sistema de monitoramento eletrônico, utilizado para apenados do regime semiaberto, e discutir a implantação das tornozeleiras eletrônicas nas comarcas do interior. “Com a instalação do monitoramento eletrônico, além de realizar um efetiva fiscalização de todo o deslocamento e trabalho dos apenados, melhoramos consideravelmente o efetivo e a oferta de vagas nas unidades prisionais”, disse Lima.

Segundo a secretária da Sejus, a aceitação para instalação do monitoramento eletrônico por parte dos juízes está sendo muito satisfatória, o que pode significar, em breve, um grande avanço para o sistema penitenciário de Rondônia. “O uso das tornozeleiras possibilita também a redução de gastos uma vez que o apenado não precisa mais ficar recolhido nas unidades, nem mantido com recursos do estado”, completou.

Por fim, complementando o trabalho, a equipe da Sejus está realizando reuniões com os diretores das unidades penitenciárias dos municípios citados, incluindo também as cidades de Pimenta Bueno e Ji-Paraná, onde serão realizadas visitas às unidades prisionais e socioeducativas para acompanhamento das rotinas e identificação de novas demandas.

Fonte: Taiana Maier / Sejus

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)