Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Segurança jurídica diminuiu conflitos agrários



O Governador Confúcio Moura, ao consolidar a regularização fundiária rural, cumprindo a meta de entregar em 2013 cinco mil títulos definitivos em assentamentos e lotes rurais “às famílias que aguardavam este documento há mais de 15 e até 20 anos, está oferecendo segurança jurídica e reduzindo os conflitos agrários”.

Essa afirmação é do secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani ao participar do programa “Campo e Lavoura” que foi ao ar no último sábado (7) das 6 às 7h pela rádio Globo Rondônia em cadeia com a rádio Alvorada de Ji-Paraná. Padovani lembrou que a regularização fundiária tanto rural, quanto urbana é uma realidade que traz sossego para as famílias que passam a ter um documento de identidade da área em que habitam e produzem.

O secretário acredita que até o final de 2013, além dos cinco mil títulos emitidos e entregues, mais mil deverão ser concluídos este ano, pois esse processo não vai sofrer solução de continuidade, uma vez que existem mais 18 mil áreas identificadas e georreferenciadas para o programa continuar em 2014. De posse do título definitivo, o proprietário pode buscar recursos nas instituições oficiais para investimento, bem como, ampliar e diversificar a produção.

Agroindústrias e estradas

A meta do governador Confúcio Moura de implantar até o final de 2014 mil agroindústrias atendendo os 52 municípios em todo o Estado, segundo Evandro Padovani, está sendo executada dentro do cronograma previsto pela Seagri. Com investimentos e recursos já destinados serão aplicados R$ 8,4 milhões na aquisição de equipamentos e montagem das agroindústrias rondonienses.

A revitalização dos cafezais, a produção de leite, a carne exportada de Rondônia, a indústria de calcário em Pimenta Bueno, as lavouras de soja e milho, a piscicultura, são realidades que mostram o potencial desse Estado que vem andando a passos largos para disputar de igual para igual, com gigantes como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

Esses gigantes patinaram sem tecnologia mais de meio século para atingir um estágio importante de desenvolvimento. Em Rondônia, o Know-how dos produtores rurais grandes, pequenos e médios é outra realidade somadas às recentes descobertas tecnológicas que impulsionam o desenvolvimento do Estado.

Finalizando, Evandro Padovani lembrou que as estradas de Rondônia mantida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, que tem à frente o engenheiro Lúcio Mosquini, por onde trafega boa parte da produção agropecuária, encontram-se em excelentes condições de tráfego, com mais de dez mil quilômetros de rodovias recuperadas.

Fonte: José Luiz Alves

Mais Sobre Política

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

A palestra “A participação da Mulher na política” sacudiu o saguão do Golden Plaza Hotel na noite deste sábado (21/05). Mais de 500 mulheres saíram

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Deputados participam da solenidade de abertura da 9ª Rondônia Rural Show

Com a presença dos deputados Luizinho Goebel (PSC), Cirone Deiró (União Brasil), Adelino Follador (União Brasil), e Laerte Gomes (PSB), a Assembleia

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S