Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Segurança jurídica diminuiu conflitos agrários



O Governador Confúcio Moura, ao consolidar a regularização fundiária rural, cumprindo a meta de entregar em 2013 cinco mil títulos definitivos em assentamentos e lotes rurais “às famílias que aguardavam este documento há mais de 15 e até 20 anos, está oferecendo segurança jurídica e reduzindo os conflitos agrários”.

Essa afirmação é do secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani ao participar do programa “Campo e Lavoura” que foi ao ar no último sábado (7) das 6 às 7h pela rádio Globo Rondônia em cadeia com a rádio Alvorada de Ji-Paraná. Padovani lembrou que a regularização fundiária tanto rural, quanto urbana é uma realidade que traz sossego para as famílias que passam a ter um documento de identidade da área em que habitam e produzem.

O secretário acredita que até o final de 2013, além dos cinco mil títulos emitidos e entregues, mais mil deverão ser concluídos este ano, pois esse processo não vai sofrer solução de continuidade, uma vez que existem mais 18 mil áreas identificadas e georreferenciadas para o programa continuar em 2014. De posse do título definitivo, o proprietário pode buscar recursos nas instituições oficiais para investimento, bem como, ampliar e diversificar a produção.

Agroindústrias e estradas

A meta do governador Confúcio Moura de implantar até o final de 2014 mil agroindústrias atendendo os 52 municípios em todo o Estado, segundo Evandro Padovani, está sendo executada dentro do cronograma previsto pela Seagri. Com investimentos e recursos já destinados serão aplicados R$ 8,4 milhões na aquisição de equipamentos e montagem das agroindústrias rondonienses.

A revitalização dos cafezais, a produção de leite, a carne exportada de Rondônia, a indústria de calcário em Pimenta Bueno, as lavouras de soja e milho, a piscicultura, são realidades que mostram o potencial desse Estado que vem andando a passos largos para disputar de igual para igual, com gigantes como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

Esses gigantes patinaram sem tecnologia mais de meio século para atingir um estágio importante de desenvolvimento. Em Rondônia, o Know-how dos produtores rurais grandes, pequenos e médios é outra realidade somadas às recentes descobertas tecnológicas que impulsionam o desenvolvimento do Estado.

Finalizando, Evandro Padovani lembrou que as estradas de Rondônia mantida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, que tem à frente o engenheiro Lúcio Mosquini, por onde trafega boa parte da produção agropecuária, encontram-se em excelentes condições de tráfego, com mais de dez mil quilômetros de rodovias recuperadas.

Fonte: José Luiz Alves

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)