Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Segurança jurídica diminuiu conflitos agrários



O Governador Confúcio Moura, ao consolidar a regularização fundiária rural, cumprindo a meta de entregar em 2013 cinco mil títulos definitivos em assentamentos e lotes rurais “às famílias que aguardavam este documento há mais de 15 e até 20 anos, está oferecendo segurança jurídica e reduzindo os conflitos agrários”.

Essa afirmação é do secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani ao participar do programa “Campo e Lavoura” que foi ao ar no último sábado (7) das 6 às 7h pela rádio Globo Rondônia em cadeia com a rádio Alvorada de Ji-Paraná. Padovani lembrou que a regularização fundiária tanto rural, quanto urbana é uma realidade que traz sossego para as famílias que passam a ter um documento de identidade da área em que habitam e produzem.

O secretário acredita que até o final de 2013, além dos cinco mil títulos emitidos e entregues, mais mil deverão ser concluídos este ano, pois esse processo não vai sofrer solução de continuidade, uma vez que existem mais 18 mil áreas identificadas e georreferenciadas para o programa continuar em 2014. De posse do título definitivo, o proprietário pode buscar recursos nas instituições oficiais para investimento, bem como, ampliar e diversificar a produção.

Agroindústrias e estradas

A meta do governador Confúcio Moura de implantar até o final de 2014 mil agroindústrias atendendo os 52 municípios em todo o Estado, segundo Evandro Padovani, está sendo executada dentro do cronograma previsto pela Seagri. Com investimentos e recursos já destinados serão aplicados R$ 8,4 milhões na aquisição de equipamentos e montagem das agroindústrias rondonienses.

A revitalização dos cafezais, a produção de leite, a carne exportada de Rondônia, a indústria de calcário em Pimenta Bueno, as lavouras de soja e milho, a piscicultura, são realidades que mostram o potencial desse Estado que vem andando a passos largos para disputar de igual para igual, com gigantes como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

Esses gigantes patinaram sem tecnologia mais de meio século para atingir um estágio importante de desenvolvimento. Em Rondônia, o Know-how dos produtores rurais grandes, pequenos e médios é outra realidade somadas às recentes descobertas tecnológicas que impulsionam o desenvolvimento do Estado.

Finalizando, Evandro Padovani lembrou que as estradas de Rondônia mantida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, que tem à frente o engenheiro Lúcio Mosquini, por onde trafega boa parte da produção agropecuária, encontram-se em excelentes condições de tráfego, com mais de dez mil quilômetros de rodovias recuperadas.

Fonte: José Luiz Alves

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)