Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SEFIN alerta para o fim do prazo de adesão ao REFAZ V



 
Os contribuintes inadimplentes com o fisco estadual tem apenas uma semana para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (REFAZ V) e quitar as dívidas com os cofres públicos.

De acordo com o titular da pasta da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN), José Genaro, até agora o Governo do Estado não acenou para uma possível prorrogação do prazo que encerra na próxima quarta-feira (30). “O Governo do Estado vem fazendo uma intensa campanha publicitária nos meios de comunicação a fim de que os contribuintes possam aderir ao REFAZ V sem perder o prazo estabelecido”, garantiu o secretário.

A adesão ao programa é específica aos contribuintes com débitos referentes ao fato gerador ocorrido até 31 de dezembro de 2008, e parcelamentos rescindidos até 31/12/2009.

O Programa inclui apenas o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e de Comunicação (ICMS), multas punitivas, moratórias e juros de mora.

O contribuinte que aderir ao Programa pode pagar a dívida à vista com redução de 95% das multas punitivas e moratórias e, de 80% dos juros de mora existentes, ou se preferir pode optar pelo parcelamento da dívida em até 120 vezes.

A parcela mínima é de R$ 100,00 e não há a necessidade que a empresa esteja ativa para aderir ao REFAZ V.

O regulamento do REFAZ V, está disponível no Portal do Contribuinte, site da Secretaria, www.sefin.ro.gov.br. As operações de parcelamento e pagamento também poderão ser efetuadas no Portal do Contribuinte, onde imitirá o DARE.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)