Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seduc premia estudantes empreendedores em Rolim de Moura



"A III Feira Estadual de Alunos Empreendedores do Estado de Rondônia – Transformando Pessoas e Realizando Sonhos, aconteceu de 16 a 18 de dezembro, no Município de Rolim de Moura. O evento, realizado no Barracão da Igreja Católica Matriz, brindou o público com apresentações artísticas, culturais e exposição de mini-empresas resultantes das ações do Projeto Empreendedorismo na Escola. O objetivo principal foi a divulgação dos resultados dos trabalhos e pesquisas, planos de negócios e criação de mini-empresas, constituídas pelos próprios alunos.

As professoras Denise Antunes e Marcilene de Assunção coordenaram o projeto, que teve como público alvo alunos e professores da rede pública Estadual de Rondônia. A abertura foi prestigiada pela secretária de Estado da Educação, professora Marli Cahulla e vice-governador João Cahulla. Pela Seduc houve ainda a presença da professora Sônia Casimiro, Gerente da Educação; da subgerente do Ensino Médio, Aparecida Meireles e professora Irany Freire, coordenadora administrativa pedagógica da Seduc, além de outras autoridades.

O evento apresentou 110 projetos com aproximadamente 800 participantes entre alunos, professores e coordenadores pedagógicos. As mini-empresas foram avaliadas por uma equipe de empresários e representantes da Associação Comercial local e convidados." Os vencedores foram classificados nas categorias alimentação, serviços e artesanato.

Alimentação

O 1º lugar foi conquistado pelo projeto D’liz - Doces e Sabores, da Escola Marechal Rondon, do município de Buritis. A 2ª colocação coube a KiSabor, ideia dos alunos da Escola Tancredo de Almeida Neves, de Rolim de Moura. Por sua vez a empresa Fresh Fruit, da Escola Bartolomeu Gusmão, do município Vale do Anari foi a dona do 3º lugar.

Serviços

A empresa Top Cine, da Escola Osvaldo Piana, do município de Porto Velho, conseguiu a conquista do 1º lugar. O 2º lugar foi uma conquista do projeto Cremebaçu, da Escola 15 de Outubro, da cidade de Campo Novo de Rondônia. A 3ª colocação da categoria serviços foi para a empresa PAED Barbosa, uma iniciativa da Escola Raimundo Euclides Barbosa, do município de Pimenta Bueno.

Artesanato

EcoArtes – Reciclando, Reutilizando e Empreendendo, da Escola Aurélio Buarque, do município de Nova Brasilândia, foi a iniciativa vencedora, conquistando o 1º lugar. A 2ª colocação – Variedades Artesanais foi a premiação da Escola Maria de Souza Pego, do Município de Alta Floresta do Oeste. A mesma cidade teve ainda a Escola Darcy Penteado como vencedora do 3º lugar, com a empresa Escola Artes. As duas escolas de Alta Floresta são do Ensino Médio no Campo, extensões da Escola Ezequiel Ramin.

Premiação

Os primeiros lugares receberam troféu e um computador para a escola. As escolas, cujos alunos obtiveram as segundas e terceiras colocações, receberam um troféu. Todos os alunos participantes receberam medalhas.

Fonte: Anfrízio Santana

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)