Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seduc abre Encontro Estadual de Educadores Religiosos



O Encontro Estadual de Coordenadores da Formação Continuada e Professores do Ensino Religioso, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início nesta terça-feira (13) e prossegue até quinta-feira (15). O evento acontece no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, tendo a religião como integrante do Curso de Formação Continuada, convivendo democraticamente com a diversidade de crenças. Busca-se a formação dos professores para o ensino religioso e diretrizes curriculares.

De acordo com Maristela Wiltrudes Martins, técnica em Formação Continuada para o Ensino Religioso, “não se impõe nenhuma religião e sim, demonstra-se a variedade religiosa, apresentando ao aluno o conhecimento das religiões praticadas pela sociedade, incentivando o respeito, a convivência e bom entrosamento com o diferente”. A escola é obrigada a oferecer o ensino religioso que respeite todas as denominações religiosas. Como ainda não há professores habilitados em Ciência da Religião, curso oferecido à distância pela Faculdade dos Claretianos, são designados para ensino religioso os professores de História, filosofia ou pedagogia, que trazem em sua formação conhecimentos inerentes da área religiosa e da cultura popular. Estão participando educadores de todos os municípios de Rondônia.

O psicólogo Cristiano Corrêa de Paula proferiu a primeira palestra de abertura sobre “Consciência Religiosa, Educação Religiosa e Formação de Professores”. Na opinião do psicólogo “o evento pode ser classificado como ecumênico, se consideradas as diversas religiões reunidas no local, mas é também um encontro acadêmico, pois trata da aproximação de ciência e religião, temas que sempre estiveram em conflito, buscando-se um entendimento acadêmico sobre este fenômeno”.


O secretário adjunto de Educação Pascoal de Aguiar representou o secretário Edinaldo Lustoza abordando a convivência do ensino religioso com o sistema educacional ao longo da história, mencionando os tempos do feudalismo, quando a religião era ministrada nos mosteiros, adentrando aos séculos XVII e XVIII, na França, em que as congregações religiosas eram muito presentes. Segundo o secretário adjunto, “a escola não só avaliava o ensino religioso, mas também estava inserida ali a avaliação da piedade, que é o mesmo que você avaliar o comportamento, a ética e os bons costumes das crianças”. O apanhado histórico do secretário chega aos dias atuais com a constatação do bom relacionamento da religião com o sistema educacional, que evoluiu a ponto da introdução democrática da disciplina aos alunos da rede estadual. 

Às 14 horas, os participantes irão tratar da “Caracterização do Ensino Religioso nas Escolas da Rede Estadual”, seguindo com oficinas sobre legislação e diretrizes curriculares. Nesta quarta-feira (14), o Encontro prosseguirá a partir das 8 horas com dinâmica, mesa redonda “Histórico das Tradições Religiosas Cristãs em Rondônia”, com os pastores Gidalti Guedes da Silva (Igreja Metodista), Ewerton Barcelos Tokachiki (Igreja Presbiteriana) e David Rodrigues Nascimento (Igreja Assembléia de Deus), além de José Elarrat (Grupo Judaico de Rondônia) e um representante da Igreja Católico. Mais uma mesa redonda está prevista para as 14 horas sobre “Histórico das Tradições Religiosas de Matriz Oriental, Ocidental e Africana”, com José Carlos Garcia (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal), Pedro Barbosa Neto (Federação Espírita Brasileira), Marco Antônio Teixeira (Tradições Afro-Brasileiras em Rondônia), Nairo de Oliveira Cemin (Cirflor - Santo Daime) e Célio Borges (Comunidade Budista).

Para o último dia, a programação prevê retomada das discussões sobre as diretrizes e formação de professores de ensino religioso em Rondônia, a partir das 8 horas, enquanto à tarde serão feitos estudos e encaminhamentos, a partir das 14 às 17 horas. 

Fonte: Anfrízio Santana e Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)