Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seduc abre Encontro Estadual de Educadores Religiosos



O Encontro Estadual de Coordenadores da Formação Continuada e Professores do Ensino Religioso, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início nesta terça-feira (13) e prossegue até quinta-feira (15). O evento acontece no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, tendo a religião como integrante do Curso de Formação Continuada, convivendo democraticamente com a diversidade de crenças. Busca-se a formação dos professores para o ensino religioso e diretrizes curriculares.

De acordo com Maristela Wiltrudes Martins, técnica em Formação Continuada para o Ensino Religioso, “não se impõe nenhuma religião e sim, demonstra-se a variedade religiosa, apresentando ao aluno o conhecimento das religiões praticadas pela sociedade, incentivando o respeito, a convivência e bom entrosamento com o diferente”. A escola é obrigada a oferecer o ensino religioso que respeite todas as denominações religiosas. Como ainda não há professores habilitados em Ciência da Religião, curso oferecido à distância pela Faculdade dos Claretianos, são designados para ensino religioso os professores de História, filosofia ou pedagogia, que trazem em sua formação conhecimentos inerentes da área religiosa e da cultura popular. Estão participando educadores de todos os municípios de Rondônia.

O psicólogo Cristiano Corrêa de Paula proferiu a primeira palestra de abertura sobre “Consciência Religiosa, Educação Religiosa e Formação de Professores”. Na opinião do psicólogo “o evento pode ser classificado como ecumênico, se consideradas as diversas religiões reunidas no local, mas é também um encontro acadêmico, pois trata da aproximação de ciência e religião, temas que sempre estiveram em conflito, buscando-se um entendimento acadêmico sobre este fenômeno”.


O secretário adjunto de Educação Pascoal de Aguiar representou o secretário Edinaldo Lustoza abordando a convivência do ensino religioso com o sistema educacional ao longo da história, mencionando os tempos do feudalismo, quando a religião era ministrada nos mosteiros, adentrando aos séculos XVII e XVIII, na França, em que as congregações religiosas eram muito presentes. Segundo o secretário adjunto, “a escola não só avaliava o ensino religioso, mas também estava inserida ali a avaliação da piedade, que é o mesmo que você avaliar o comportamento, a ética e os bons costumes das crianças”. O apanhado histórico do secretário chega aos dias atuais com a constatação do bom relacionamento da religião com o sistema educacional, que evoluiu a ponto da introdução democrática da disciplina aos alunos da rede estadual. 

Às 14 horas, os participantes irão tratar da “Caracterização do Ensino Religioso nas Escolas da Rede Estadual”, seguindo com oficinas sobre legislação e diretrizes curriculares. Nesta quarta-feira (14), o Encontro prosseguirá a partir das 8 horas com dinâmica, mesa redonda “Histórico das Tradições Religiosas Cristãs em Rondônia”, com os pastores Gidalti Guedes da Silva (Igreja Metodista), Ewerton Barcelos Tokachiki (Igreja Presbiteriana) e David Rodrigues Nascimento (Igreja Assembléia de Deus), além de José Elarrat (Grupo Judaico de Rondônia) e um representante da Igreja Católico. Mais uma mesa redonda está prevista para as 14 horas sobre “Histórico das Tradições Religiosas de Matriz Oriental, Ocidental e Africana”, com José Carlos Garcia (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal), Pedro Barbosa Neto (Federação Espírita Brasileira), Marco Antônio Teixeira (Tradições Afro-Brasileiras em Rondônia), Nairo de Oliveira Cemin (Cirflor - Santo Daime) e Célio Borges (Comunidade Budista).

Para o último dia, a programação prevê retomada das discussões sobre as diretrizes e formação de professores de ensino religioso em Rondônia, a partir das 8 horas, enquanto à tarde serão feitos estudos e encaminhamentos, a partir das 14 às 17 horas. 

Fonte: Anfrízio Santana e Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)