Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seduc abre Encontro Estadual de Educadores Religiosos



O Encontro Estadual de Coordenadores da Formação Continuada e Professores do Ensino Religioso, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início nesta terça-feira (13) e prossegue até quinta-feira (15). O evento acontece no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, tendo a religião como integrante do Curso de Formação Continuada, convivendo democraticamente com a diversidade de crenças. Busca-se a formação dos professores para o ensino religioso e diretrizes curriculares.

De acordo com Maristela Wiltrudes Martins, técnica em Formação Continuada para o Ensino Religioso, “não se impõe nenhuma religião e sim, demonstra-se a variedade religiosa, apresentando ao aluno o conhecimento das religiões praticadas pela sociedade, incentivando o respeito, a convivência e bom entrosamento com o diferente”. A escola é obrigada a oferecer o ensino religioso que respeite todas as denominações religiosas. Como ainda não há professores habilitados em Ciência da Religião, curso oferecido à distância pela Faculdade dos Claretianos, são designados para ensino religioso os professores de História, filosofia ou pedagogia, que trazem em sua formação conhecimentos inerentes da área religiosa e da cultura popular. Estão participando educadores de todos os municípios de Rondônia.

O psicólogo Cristiano Corrêa de Paula proferiu a primeira palestra de abertura sobre “Consciência Religiosa, Educação Religiosa e Formação de Professores”. Na opinião do psicólogo “o evento pode ser classificado como ecumênico, se consideradas as diversas religiões reunidas no local, mas é também um encontro acadêmico, pois trata da aproximação de ciência e religião, temas que sempre estiveram em conflito, buscando-se um entendimento acadêmico sobre este fenômeno”.


O secretário adjunto de Educação Pascoal de Aguiar representou o secretário Edinaldo Lustoza abordando a convivência do ensino religioso com o sistema educacional ao longo da história, mencionando os tempos do feudalismo, quando a religião era ministrada nos mosteiros, adentrando aos séculos XVII e XVIII, na França, em que as congregações religiosas eram muito presentes. Segundo o secretário adjunto, “a escola não só avaliava o ensino religioso, mas também estava inserida ali a avaliação da piedade, que é o mesmo que você avaliar o comportamento, a ética e os bons costumes das crianças”. O apanhado histórico do secretário chega aos dias atuais com a constatação do bom relacionamento da religião com o sistema educacional, que evoluiu a ponto da introdução democrática da disciplina aos alunos da rede estadual. 

Às 14 horas, os participantes irão tratar da “Caracterização do Ensino Religioso nas Escolas da Rede Estadual”, seguindo com oficinas sobre legislação e diretrizes curriculares. Nesta quarta-feira (14), o Encontro prosseguirá a partir das 8 horas com dinâmica, mesa redonda “Histórico das Tradições Religiosas Cristãs em Rondônia”, com os pastores Gidalti Guedes da Silva (Igreja Metodista), Ewerton Barcelos Tokachiki (Igreja Presbiteriana) e David Rodrigues Nascimento (Igreja Assembléia de Deus), além de José Elarrat (Grupo Judaico de Rondônia) e um representante da Igreja Católico. Mais uma mesa redonda está prevista para as 14 horas sobre “Histórico das Tradições Religiosas de Matriz Oriental, Ocidental e Africana”, com José Carlos Garcia (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal), Pedro Barbosa Neto (Federação Espírita Brasileira), Marco Antônio Teixeira (Tradições Afro-Brasileiras em Rondônia), Nairo de Oliveira Cemin (Cirflor - Santo Daime) e Célio Borges (Comunidade Budista).

Para o último dia, a programação prevê retomada das discussões sobre as diretrizes e formação de professores de ensino religioso em Rondônia, a partir das 8 horas, enquanto à tarde serão feitos estudos e encaminhamentos, a partir das 14 às 17 horas. 

Fonte: Anfrízio Santana e Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)