Terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 21h37
Entre os dias 12 a 14 de novembro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, por intermédio da Coordenadoria de Unidade de Conservação, realizou a reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Guajará-Mirim, com início às 9 horas, no Pakaás Palafitas Lodge. A reunião teve como principal objetivo tratar de assuntos pertinentes ao Parque e o planejamento das ações para o ano de 2010.
A reunião de trabalho iniciou com uma dinâmica em grupo com o objetivo de interação entre os participantes e fazer uma reflexão com relação aos recursos e o tempo limitado, despertando assim, a capacidade individual do ator envolvido de se adaptar às demandas locais, além da visão individual.
O secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, fez a abertura do encontro agradecendo e enfatizando a importância da participação de todos conselheiros na elaboração do planejamento visando à integridade da unidade de conservação e buscar melhorias para as comunidades tradicionais que moram no entorno do Parque.
Na oportunidade, o secretário fez a doação de cinco quadros decorativos para serem fixados no Hotel Pakaás Palafitas Lodge, destacando as belezas naturais de Rondônia, com a finalidade de divulgar o potencial ambiental existente no Estado.
Na reunião foi decidido pelos participantes que no próximo dia 15 de dezembro o conselho se reunirá na sede do Parque Estadual Guajará-Mirim, a fim de buscar uma solução para a situação da estada que atravessa o Parque. A estrada foi construída sem ser observada a legislação ambiental. Serão convidados para participar do encontro todos os órgãos envolvidos: Sedam, Ministério Público Estadual, Prefeituras de Nova Mamoré e Buritis, Ibama, Incra, DNIT, DER, Funai e os Conselheiros da Unidade.
Histórico
O Conselho Consultivo do Parque Estadual Guajará-Mirim foi criado através do Decreto Nº 10.096 de 16 de setembro de 2002 desde então vem se reunindo periodicamente. A Unidade possui uma equipe de brigadistas de combate a incêndios florestais formada por 26 voluntários moradores do entorno.
Estação Ecológica
No final de outubro, a Coordenadoria de Unidade de Conservação da Sedam, realizou no período de 28 a 30, a reunião do Conselho Consultivo das Estações Ecológicas Serra dos Três Irmãos e Antônio Mujica Nava, no hotal fazenda Três Capelas. Na reunião foi deliberado que no próximo dia 08 de dezembro os conselheiros participam de uma reunião com os moradores do Assentamento Joana D’Arc, na Associação de Produtores Rurais da Agrovila na linha 19. O objetivo da reunião é encaminhar a proposta para regularização dos moradores que foram assentados no entorno da Unidade de Conservação, sem o devido parecer do órgão ambiental, conforme legislação ambiental.
Fonte: Decom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes