Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sedam realiza a segunda fase de embargo e cancelamento de madeireiras



Mais de 400 empreendimentos madeireiros tiveram suas atividades paralisadas na maior operação realizada pela Sedam. Na primeira etapa da operação, divulgada na última semana, foram cancelados 153 cadastros e 136 foram bloqueados. Já na segunda fase da operação, divulgada na manhã desta quinta-feira (31), mais 72 madeireiras foram canceladas e 41 bloqueadas no Cadastro dos Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais – CEPROF e de Licença de Operação. 

A operação, de acordo com o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, teve como principal objetivo identificar os empreendimentos da indústria madeireira que vinham atuando no Estado de forma irregular. O empreendimento enquadrado na situação de “BLOQUEIO” teve a licença de operação e o Cadastro suspensos e suas atividades paralisadas e terão um prazo de 30 dias para regularização junto a SEDAM, sob pena de cancelamento definitivo da L O e CEPROF. 

A Sedam divulgou em jornal de circulação estadual e publicou no Diário Oficial do Estado, os editais com o nome das empresas identificadas como irregulares. A equipe técnica da Sedam, tanto da capital como do interior do Estado, trabalhou nessa operação por mais de 120 dias fazendo levantamento dos empreendimentos e analisando toda documentação das empresas, onde foram constatadas as irregularidades. 

De acordo com o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, as duas operações resultaram no cancelamento de 225 madeireiras e 177 bloqueios. No próximo ano esta operação vai ser realizada no município de Porto Velho e nos demais municípios que faltam ser analisados. 

O levantamento está sendo feito em todos os municípios do Estado, até o momento, foram analisados 37 municípios. As irregularidades mais comuns encontradas dizem respeito ao licenciamento ambiental vencido, bem como empresas que apresentavam licença de operação e cadastro ativos e, no entanto, as atividades em campo encontravam-se paralisadas. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)