Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 - 15h22
No período de 09 a 13 de dezembro a delegação do Estado de Rondônia, composta por 20 delegados eleitos na 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental, ocorrida no mês de outubro nos dias 18 a 20, participou da Conferência que foi realizada na Associação Atlética Lúdico Recreativa, no Setor de Clubes Esportivos Sul, no Conjunto 53 em Brasília.
A delegação foi acompanhada pela coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Wanderley, a qual foi convidada pela Comissão Organizadora Nacional (CON) e indicada pela Comissão Organizadora Estadual de Rondônia (COE). Os delegados com direito a voz e voto na etapa nacional, defenderam suas diretrizes e ações fundamentadas nas necessidades e vulnerabilidades sócio-ambientais e de saúde da população do Estado de Rondônia.
Das nove diretrizes priorizadas na Conferência Nacional foram contempladas 17 diretrizes do Estado de Rondônia. “Isso representa uma conquista para o estado já que estamos tratando da elaboração da Política Nacional de Saúde Ambiental pela primeira vez na história do Brasil”, explica a Coordenadora de Educação Ambiental da Sedam.
A priorização das diretrizes nacionais foi norteada pelos seguintes temas: Processos produtivos e Consumo Sustentável, Infra-estrutura, Articulação Interistitucional, Ações Integradas e Controle Social, Territórios Sustentáveis, Planejamento e Gestão Integrada, Educação, Informação, Comunicação e Produção de Conhecimento.
A delegação de Rondônia que foi para a Conferência Nacional pertence aos segmentos sociais, poder público municipal e poder público estadual. A 1ª Conferência em Saúde Ambiental é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente atendendo às deliberações das Conferências Nacional de Saúde (13ª), Cidades (3ª) e de Meio Ambiente (3ª). Instituída por meio de Decreto Presidencial, tem como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!“ e como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.
No Estado de Rondônia, os problemas socioambientais, afetam as populações de maior vulnerabilidade ambiental, onde essa população vive exposta a diversos riscos a saúde humana provocada pelas alterações ambientais. No entanto, se faz necessário a adoção de medidas que visem elaborar políticas públicas no sentido de minimizar os problemas do binômio saúde/ambiente.
Fonte: Decom
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a