Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 - 15h11
Com o objetivo de combater incêndios forestais e queimadas em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil , formou no último dia 10 de dezembro, no auditório da EMATER, o 17º Grupo de Brigada de Combate a Incêndios Florestais em Porto Velho.
O curso serve para conscientizar a população, principalmente nos lugares considerados críticos devido a baixa umidade do ar. Os voluntários são capacitados para combaterem incêndios florestais e primeiros socorros. Participaram 15 voluntários representados pela Sedam, SIPAM, IDARON, SEDUC, EMATER, AGEVISA, Copo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, Faculdade São Lucas e Agentes Ambientais Voluntários de Porto Velho.
Até o momento foram capacitadas 400 pessoas de todo o Estado, os brigadistas são voluntários da sociedade civil e órgãos ambientais. As disciplinas ministradas durante o treinamento se referem a atendimento pré-hospitalar, assim como instruções de Combate a Incêndio Florestal, e demais atividades ligadas à prevenção e proteção da natureza.
Estas atividades fazem parte das propostas elaboradas pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate as Queimadas e Incêndios Florestais. O Comitê está intensificando as ações para trazer membros da sociedade civil a atuarem como educadores na instrução da comunidade em que vivem aos riscos causados pelas queimadas além de combater focos de incêndios em suas regiões.
No encerramento do curso o secretário adjunto da SEDAM Valdir Harmatiuk, entregou aos participantes certificados de brigadistas. “Agradeço aos parceiros pela iniciativa de estarem unidos para conscientizar a população sobre os malefícios do fogo e que os voluntários possam ser multiplicadores das ações que foram passada no decorrer do curso”, diz Harmatiuk.
Fonte: ELAINE BARBOSA
ASCOM- SEDAM
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)