Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretaria de Justiça investe em programas de ressocialização de apenados



“A SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça) conta com programas de reinserção social cujo objetivo é a profissionalização dos apenados, um direito que consta da lei de execuções penais, um benefício autorizado pela justiça. Além disso, o governador Ivo Cassol tem se empenhado ao máximo para que Rondônia possa seguir o alinhamento nacional investindo tanto na parte física quanto nos recursos humanos para melhoria do sistema prisional no Estado”, enfatizou o secretário adjunto da SEJUS, João Bosco Costa.

De acordo com Márcia Cristina, da assessoria de reinserção social da SEJUS, a secretaria oferece hoje, além dos cursos de alfabetização, a escola de ensino fundamental e médio, com a possibilidade de curso superior para os interessados que obtém a autorização do Juiz para cursarem as faculdades.

O Sistema oferece também os seguintes programas: “Pintando a liberdade”, onde os apenados fabricam bolas e redes de futebol de campo, basquete, handebol, voleibol e futsal, cujos kits são distribuídos para entidades beneficentes de todo o país. Só este ano foram produzidas 2.822 bolas pelos apenados. Também há os cursos de corte e costura e de manicure e pedicure para as mulheres e os cursos de eletricidade de alta e baixa tensão para homens. E o projeto “Plantando mudas para mudar vidas” para apenados que estão no regime semi-aberto e produzem hortaliças que são comercializadas no comércio local, conclui Márcia Cristina.

Reeducando grava disco gospel e faz sucesso em shows

Um dos apenados que participou dos programas de ressocialização do Estado e vem se tornando um exemplo para que outros busquem a recuperação é o “raper” gospel Ezequiel. Ezequiel Silva, 31 anos, foi condenado em 2002 a 18 anos de prisão por assalto à mão armada. Sua história é igual à de muitos. Sem escolaridade, filho de família desestruturada, entrou cedo para o crime praticando assaltos e vendendo drogas.

Mas uma mudança ocorreu assim que entrou no Urso Branco para cumprir sua pena. “Assim que me sentei na ‘jega’- cama de concreto das penitenciárias – revi minha vida e me veio a frase: “o trono do malandro é a jega”, disse Ezequiel. Então, acordei e resolvi mudar minha vida, pois as coisas que vi no sistema penitenciário me mostraram uma realidade crua. Resolvi então tomar uma atitude para parar de sofrer. Voltei a estudar nos programas que o Estado oferece aos apenados que não tiveram oportunidade de estudar antes da prisão. Fiz até a 8ª série e continuo estudando. Consegui então gravar meu disco. Eu tive uma luz. Tudo o que tinha feito anteriormente na minha vida, foram coisas erradas, então decidi que eu escreveria o certo, mostrando o que acontece dentro do sistema. O que passa de bom na mente e no coração do reeducando para lutar pelos seus sonhos”, explica Ezequiel.

Assim, hoje ele está no semi-aberto, correndo atrás do sonho e sendo o representante dos internos do sistema prisional para mostrar que há sim algo de bom também lá dentro. “Apesar de todos os erros há seres humanos lá e que compreendem o que fizeram e pedem uma oportunidade para lutar”, sintetiza o cantor.

“Agora estou fazendo shows e tendo uma perspectiva de vida honesta, divulgando o disco de rap gospel nas rádios e nos programas de TV e levando essa mensagem positiva, graças às mudanças que vem acontecendo no sistema prisional que permite as boas iniciativas e a possibilidade dos reeducandos de realizarem de fato a ressocialização e voltarem à convivência social com condições de ter uma vida digna”, concluiu Ezequiel. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)