Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretária da Seduc e chefe da Casa Civil falam sobre recursos da Educação


 
A secretária de estado da educação, professora Irany Freire Bento, recebeu na tarde desta segunda-feira (26), a visita do chefe da Casa Civil, Guilherme Erse, que assumiu o cargo na última sexta-feira (22). Durante a visita, Guilherme quis saber um pouco mais sobre a estrutura da Seduc, os projetos e programas em andamento e a aplicação dos recursos da educação em todo o estado. A secretária Irany mostrou os índices alcançados junto ao MEC nos últimos anos e que colocou Rondônia com a terceira menor taxa de analfabetismo na região norte.

“Em 2009 superamos as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Isso demonstra que o Governo do Estado está aplicando os recursos da educação no lugar certo: na qualidade do ensino e nossos alunos estão aprendendo o que precisam na idade certa”, disse Irany Freire.

O chefe da Casa Civil questionou ainda sobre a capacitação de professores, se os recursos da educação também estariam sendo aplicados na formação dos educadores. A secretária respondeu fazendo um breve relato das dezenas de projetos e programas de formação da Seduc que beneficiam professores, supervisores e coordenadores pedagógicos, como também os gestores da educação do estado.

“Para se fazer uma educação de qualidade todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem devem receber atenção especial, por isso capacitamos professores, formamos gestores e desenvolvemos durante todo o ano seminários, fóruns, e atividades que atualizam e incrementam o conhecimentos de nossos educadores”, ressaltou a professora.

Ele quis saber ainda sobre o relacionamento da Seduc com a categoria e a secretária explicou que sempre foi uma relação aberta, com diálogo. “A classe ganhou um aumento de 4,5% (meio por cento a mais do que pediam); gratificação de 200 reais para o professor de sala de aula e 100 para supervisores e coordenadores pedagógicos (que não estava na pauta de reivindicações da categoria) e ainda pagamento do precatório este ano”, esclareceu.

Guilherme Erse elogiou a administração da Seduc e colocou a Casa Civil à disposição, dizendo que ela estará de portas abertas a todos aqueles que defendem e trabalham pelo desenvolvimento e progresso do estado de Rondônia e acrescentou que na Casa Civil serão tratadas ações do Governo em benefício da população.

MEIRY SANTOS


 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)