Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretária da Seduc e chefe da Casa Civil falam sobre recursos da Educação


 
A secretária de estado da educação, professora Irany Freire Bento, recebeu na tarde desta segunda-feira (26), a visita do chefe da Casa Civil, Guilherme Erse, que assumiu o cargo na última sexta-feira (22). Durante a visita, Guilherme quis saber um pouco mais sobre a estrutura da Seduc, os projetos e programas em andamento e a aplicação dos recursos da educação em todo o estado. A secretária Irany mostrou os índices alcançados junto ao MEC nos últimos anos e que colocou Rondônia com a terceira menor taxa de analfabetismo na região norte.

“Em 2009 superamos as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Isso demonstra que o Governo do Estado está aplicando os recursos da educação no lugar certo: na qualidade do ensino e nossos alunos estão aprendendo o que precisam na idade certa”, disse Irany Freire.

O chefe da Casa Civil questionou ainda sobre a capacitação de professores, se os recursos da educação também estariam sendo aplicados na formação dos educadores. A secretária respondeu fazendo um breve relato das dezenas de projetos e programas de formação da Seduc que beneficiam professores, supervisores e coordenadores pedagógicos, como também os gestores da educação do estado.

“Para se fazer uma educação de qualidade todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem devem receber atenção especial, por isso capacitamos professores, formamos gestores e desenvolvemos durante todo o ano seminários, fóruns, e atividades que atualizam e incrementam o conhecimentos de nossos educadores”, ressaltou a professora.

Ele quis saber ainda sobre o relacionamento da Seduc com a categoria e a secretária explicou que sempre foi uma relação aberta, com diálogo. “A classe ganhou um aumento de 4,5% (meio por cento a mais do que pediam); gratificação de 200 reais para o professor de sala de aula e 100 para supervisores e coordenadores pedagógicos (que não estava na pauta de reivindicações da categoria) e ainda pagamento do precatório este ano”, esclareceu.

Guilherme Erse elogiou a administração da Seduc e colocou a Casa Civil à disposição, dizendo que ela estará de portas abertas a todos aqueles que defendem e trabalham pelo desenvolvimento e progresso do estado de Rondônia e acrescentou que na Casa Civil serão tratadas ações do Governo em benefício da população.

MEIRY SANTOS


 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)