Quinta-feira, 12 de abril de 2012 - 16h25
Estas propostas foram apresentadas pelo governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), após discussão e elaboração feita entre a sociedade civil e governo estadual no primeiro semestre de 2011.
Na ocasião, alguns representantes dos mais variado segmentos culturais tiveram espaço para defender a importância da construção e implantação das leis que beneficiarão diretamente o movimento cultural de Rondônia.
O representante da Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro-amazônica (Accunera), afirmou que muitas culturas como, por exemplo, a quilombola, estão se perdendo por falta de uma lei que garanta sua preservação. “Este sistema precisa ter a cara não só dos artistas, mas também do povo de Rondônia, valorizando a tradição, os valores, a religiosidade e principalmente a história dos rondonienses. Esperamos que o sistema venha pronto para beneficiar todos os movimentos culturais”, destacou Silvestre Antônio.
O secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer afirmou que a cultura de Rondônia vive um novo momento, onde as políticas púbicas estão sendo discutidas pelos governos municipal e estadual juntamente com a sociedade civil. “Juntos, estamos criando um ambiente para que estas discussões aconteçam, sempre visando atender as necessidades de todas as vertentes da cultura”, ressaltou Francisco Leilson “Chicão”.
O titular da Secel lembrou ainda sobre a importância de valorizar todas as riquezas culturais da região. “Temos tradições fortes e importantes que precisam ser enxergadas pela lei. São 52 cidades rondonienses que necessitam ter os seus sistemas implantados, artesãos, artistas plásticos, quilombolas, indígenas, folcloristas, ribeirinhos, afrodescendentes, poetas, atores, cantores, artistas circenses entre tantos outros que merecem ter seus direitos atendidos. Estamos atuando para que isso seja uma realidade em breve“ finalizou Chicão.
Estiveram presentes artistas, gestores, produtores e articuladores culturais de todo o Estado, representados na mesa diretora por Francisco Leilson “Chicão”, secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer; deputado estadual Ribamar Araújo; deputada estadual Epifânia Barbosa, vereador Cid Orleans, Valdson Dias Pinheiro, diretor de cultura da Fundação Iaripuna; Welington Oliveira, Secretário de Cultura e Esporte de Vilhena; Elcias Vilar, representado o Setorial de Teatro, Rafael Altomar representando o Conselho Municipal de Cultura e Fabiano Barros e Dione Costa da coordenação do Plano Estadual de Cultura do Ministério da Cultura.
Fonte: Decom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)