Quinta-feira, 12 de março de 2009 - 15h28
A partir de segunda-feira (16) o Governo do Estado através da Secel Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, inicia o processo de cadastramento dos artesãos rondonienses. A proposta é mapear a produção artesanal do estado, criar um banco de dados com registro de todos os artesãos e assim interagir com o Sistema Brasileiro do Artesanato. Esse cadastramento é muito importante. Os artesãos cadastrados poderão participar de feiras nacionais e internacionais, intercâmbios e dos projetos desenvolvidos pelo poder público para o seguimento, o que proporcionará a geração de emprego e renda para muitos artesãos do estado, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
O cadastro será realizado na Gerência de Cultura na sede da Secel, que fica no Prédio do Relógio, na avenida Sete de Setembro, próximo à Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Para preencher o formulário o artesão precisar levar documentos pessoais e pelo menos uma peça para comprovar o tipo de artesanato confeccionado por ele. Buscamos os artesão que trabalham com material regional e que, com ele, criam peças inovadoras. Artesão é aquele que transforma a matéria prima em arte, orienta Maria Dalvani de Souza, coordenadora Estadual do PAB - Programa do Artesanato Brasileiro.
O PAB é um programa subordinado ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior e em Rondônia desenvolvido pela Secel. Com esses dados vamos identificar os artesãos, cooperativas e associações que produzem artesanato em Rondônia e assim diagnosticar as necessidades e potencialidades do setor para elaborar propostas de ações que promovam o desenvolvimento do setor no Estado, acrescenta Dalvani de Souza.
Cadastramento de Artesãos de Rondônia. Local: Secel, Prédio do Relógio na avenida Sete de Setembro, próximo a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Fonte: Malu Calixto
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos