Terça-feira, 27 de março de 2018 - 10h02
Para os gestores de pequenos negócios, a sustentabilidade deve estar baseada em conhecimento e experiência na área de atuação, com iniciativa, flexibilidade e curiosidade para implantar inovações. O Sebrae em Rondônia trabalha com práticas sustentáveis, de forma a torná-las acessíveis aos pequenos negócios de maneira econômica e simples.
Para uma empresa se tornar sustentável, basta adotar medidas para que se mantenha e permaneça no mercado. Essa tem sido a orientação dos consultores e analistas do Sebrae aos empresários; mas a responsabilidade doravante é bem maior. Agora, o modo como se procede deve ser apresentado periodicamente aos executivos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Isso porque, a partir de 20 de março de 2018, o Sebrae em Rondônia passa a aderir ao programa Pacto Global, a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo, com milhares de participantes na área de negócios e outras partes interessadas da sociedade civil, do trabalho e do governo, localizados em 160 países.
O pacto oferece várias oportunidades de aprendizado e engajamento aos signatários. São mais de 80 redes nacionais e regionais nas quais os problemas e atividades são conduzidos a nível local. O Sebrae vai poder utilizar ferramentas práticas e documentos de orientação sobre os princípios e outras questões prioritárias. Nos eventos, os participantes podem trocar experiências, participar da resolução de problemas e conhecer organizações com ideias afins para projetos de parceria.
Em carta enviada à diretoria do Sebrae/RO, a presidente e diretora-executiva do Pacto Global da ONU, a dinamarquesa Lise Kingo, enfatizou a importância das empresas para um crescimento global mais inclusivo e com menos desigualdade: “Vamos explorar como tornar o crescimento mais inclusivo, gerando prosperidade geral e atacando a desigualdade de renda. O mundo tem os recursos financeiros de que precisamos para melhorar a vida dos mais vulneráveis, além de criar mercados financeiros mais estáveis e mais resilientes.”
Kingo, que já foi executiva de uma multinacional, saiu do setor privado e agora tem uma missão de dedicação plena na abrangência das ações da ONU: implantar dez princípios globais para combater a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas. Esses dez princípios compreendem objetivos de desenvolvimento sustentável.
O programa atua em conjunto com empresas, instituições e governos – e o Sebrae em Rondônia agora faz parte desse conjunto de organizações, cujo compromisso é promover a agricultura sustentável, a saúde e bem-estar, a igualdade de gênero, a energia limpa, a inovação e infraestrutura, o consumo e produção sustentáveis, entre outros. O Sebrae tem trabalhado com desenvolvimento regional baseando-se em seus vários anos de atividades em desenvolvimento local, integrado e sustentável. Essa expertise foi uma das habilidades que tornou possível sua inserção no pacto, que representa mais um desafio a ser encarado, sempre com o fim de apoiar os pequenos negócios.
Para saber mais, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656 ou fale com a Central de Atendimento no 0800 570 0800.
Fonte: Mário Antônio Veronese
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple