Domingo, 3 de abril de 2011 - 20h46
A Secretária de Estado de Assistência Social (SEAS) chama atenção da sociedade para o Dia Mundial da Consciência do Autismo, instituído no dia 02 de abril, pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reafirmar o compromisso com a promoção da inclusão e defesa dos direitos dos autistas.
A data serve como referência para que autistas, suas famílias, governos e sociedade em geral discutam e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa dos direitos fundamentais dos autistas, tais como saúde, educação, lazer, liberdade, respeito pelo lar e pela família.
A ONU reconhece o autismo como deficiência e as pessoas com autismo são também protegidas pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que foi ratificada pelo Brasil em 2008.
“O dia 02 de abril é uma data muito especial para divulgar informações sobre o autismo a toda sociedade. É um dia para dar evidência à luta por Políticas Públicas efetivas e abrangentes, que garantam que as pessoas com autismo tenham condições de desenvolver, preservar sua identidade e garantir a sua plena inclusão e participação da sociedade, além de combater os estereótipos nocivos e preconceituosos”, salienta a secretária de Assistência Social, Cláudia Moura.
A secretária destaca que “cada um de nós, seja pessoa autista ou com outra deficiência, familiar, amigo, trabalhador, gestor, usuário ou militante da assistência social independente do nível de articulação e esfera de atuação, pode ter uma atuação efetiva para reduzir o preconceito, assegurar Políticas Públicas e promover uma consciência positiva acerca do autismo e outras deficiências”.
Neste dia especial, pessoas de todo mundo se manifestarão usando roupas nas cores, branca e azul, que simbolizam a cor do Autismo. Outro pequeno gesto importante é o repasse dessas informações às pessoas de seu convívio pessoal e profissional. São pequenos gestos, porém muito importante para dar evidência á luta por direitos e à inclusão social.
Fonte: Luana Lopes - ASCOM / SEAS
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no

Assembleia Legislativa autoriza cerca de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública do Estado
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a destinação de aproximadamente R$ 3 milhões à Defensoria Pública do Estado (DPE). A votação do
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)