Domingo, 3 de abril de 2011 - 20h46
A Secretária de Estado de Assistência Social (SEAS) chama atenção da sociedade para o Dia Mundial da Consciência do Autismo, instituído no dia 02 de abril, pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reafirmar o compromisso com a promoção da inclusão e defesa dos direitos dos autistas.
A data serve como referência para que autistas, suas famílias, governos e sociedade em geral discutam e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa dos direitos fundamentais dos autistas, tais como saúde, educação, lazer, liberdade, respeito pelo lar e pela família.
A ONU reconhece o autismo como deficiência e as pessoas com autismo são também protegidas pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que foi ratificada pelo Brasil em 2008.
“O dia 02 de abril é uma data muito especial para divulgar informações sobre o autismo a toda sociedade. É um dia para dar evidência à luta por Políticas Públicas efetivas e abrangentes, que garantam que as pessoas com autismo tenham condições de desenvolver, preservar sua identidade e garantir a sua plena inclusão e participação da sociedade, além de combater os estereótipos nocivos e preconceituosos”, salienta a secretária de Assistência Social, Cláudia Moura.
A secretária destaca que “cada um de nós, seja pessoa autista ou com outra deficiência, familiar, amigo, trabalhador, gestor, usuário ou militante da assistência social independente do nível de articulação e esfera de atuação, pode ter uma atuação efetiva para reduzir o preconceito, assegurar Políticas Públicas e promover uma consciência positiva acerca do autismo e outras deficiências”.
Neste dia especial, pessoas de todo mundo se manifestarão usando roupas nas cores, branca e azul, que simbolizam a cor do Autismo. Outro pequeno gesto importante é o repasse dessas informações às pessoas de seu convívio pessoal e profissional. São pequenos gestos, porém muito importante para dar evidência á luta por direitos e à inclusão social.
Fonte: Luana Lopes - ASCOM / SEAS
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) indicou ao Governo de Rondônia, em extenso à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade da dispo
Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), qu
Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da 2ª Marcha dos Vereadores