Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 18h12
Reajuste de 38% é a principal reivindicação
Médicos residentes que atuam em Porto Velho pararam o atendimento na tarde desta terça-feira (17). A mobilização aconteceu em frente ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A principal reivindicação é o reajuste de 38,7% da bolsa salário, pago pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. Atualmente o valor da bolsa é de R$ 1.916,00. Segundo os residentes o valor está defasado deste 2006.
A greve atinge todas as unidades públicas que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Porto Velho o atendimento foi interrompido no Hospital de Base, Pronto Socorro João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme e Damião e Cemetron, Centro de Medicina Tropical de Rondônia. Segundo o médico residente Raimundo Maia, pode haver demora no atendimento aos pacientes por causa da greve. Quarenta profissionais fazem residência médica na capital.
Criação da 13ª bolsa (décimo terceiro salário) também é pauta de reivindicação da categoria. Eles cobram ainda a ampliação da Licença Maternidade de 4 para 6 meses conforme estabelece a lei e a implantação de auxilio moradia.
Falta de condições de trabalho nas unidades de saúde faz parte é tema de cobrança dos profissionais de saúde. Os residentes denunciam a falta de sala de repouso nos hospitais e as condições da estrutura física dos postos de atendimento. Muitas vezes PE é preciso dormir no chão. Não há um local especifico para estudo.
A paralisação é liderada pela Associação Nacional dos Médicos Residentes, ANMR e conta com o apoio do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO).
Residência médica, de acordo com a Lei 6.932/81, constitui na modalidade de estudo de especialização na área de pós-graduação para médicos. A atividade deve ser acompanhada por um profissional de saúde com qualificação ética e profissional.
Na próxima semana o Sindicato Médico promove nova manifestação em Porto Velho. Em assembléia realizada na última segunda-feira, a categoria considerou irreversível uma greve geral.
Fonte: Adão Gomes
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes