Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Saúde: médicos residentes param atividades


 

Reajuste de 38% é a principal reivindicação

Médicos residentes que atuam em Porto Velho pararam o atendimento na tarde desta terça-feira (17). A mobilização aconteceu em frente ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. A principal reivindicação é o reajuste de 38,7% da bolsa Saúde: médicos residentes param atividades - Gente de Opiniãosalário, pago pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. Atualmente o valor da bolsa é de R$ 1.916,00. Segundo os residentes o valor está defasado deste 2006.

A greve atinge todas as unidades públicas que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Porto Velho o atendimento foi interrompido no Hospital de Base, Pronto Socorro João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme e Damião e Cemetron, Centro de Medicina Tropical de Rondônia. Segundo o médico residente Raimundo Maia, pode haver demora no atendimento aos pacientes por causa da greve. Quarenta profissionais fazem residência médica na capital.

Criação da 13ª bolsa (décimo terceiro salário) também é pauta de reivindicação da categoria. Eles cobram ainda a ampliação da Licença Maternidade de 4 para 6 meses conforme estabelece a lei e a implantação de auxilio moradia.

Falta de condições de trabalho nas unidades de saúde faz parte é tema de cobrança dos profissionais de saúde. Os residentes denunciam a falta de sala de repouso nos hospitais e as condições da estrutura física dos postos de atendimento. Muitas vezes PE é preciso dormir no chão. Não há um local especifico para estudo.

A paralisação é liderada pela Associação Nacional dos Médicos Residentes, ANMR e conta com o apoio do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO).

Residência médica, de acordo com a Lei 6.932/81, constitui na modalidade de estudo de especialização na área de pós-graduação para médicos. A atividade deve ser acompanhada por um profissional de saúde com qualificação ética e profissional.

Na próxima semana o Sindicato Médico promove nova manifestação em Porto Velho. Em assembléia realizada na última segunda-feira, a categoria considerou irreversível uma greve geral.

Fonte: Adão Gomes
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)