Quarta-feira, 30 de janeiro de 2008 - 13h17
O transporte dos indígenas que precisam de atendimento médico até as unidades de saúde, em Porto Velho, vem sendo realizado desde início deste mês, com mais conforto, eficiência e agilidade. A mudança ocorreu depois que Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) Disponibilizou a Casa de Apoio a Saúde do Índio (Casai), da Capital, um microônibus com capacidade para transportar 16 pessoas.
A unidade de saúde é referencia na região, por prestar assistência a pacientes de todas as aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, localizadas nos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Alta Floresta, Ji-Paraná, Jaru e Humaitá (AM). A casa de apóio chega a atender também indígenas do município de Lábrea (AM).
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe técnica da Casai Porto Velho, estão: o recebimento de indígenas que necessitam de assistência médica; a acomodação e alimentação de pacientes e acompanhantes durante o período de tratamento; o acompanhamento de enfermagem; o acompanhamento de índios durante consultas médicas, exames subsidiários e internações hospitalares e articular o retorno dos pacientes e acompanhantes as suas aldeias, após alta médica.
Segundo o responsável pela Casai de Porto Velho, Alcimar Gonçalves, cerca de 40 indígenas são atendidos, diariamente. "O veículo era uma antiga reivindicação, com a chegada do microônibus, os pacientes estão tendo maior comodidade no deslocamento, principalmente, no trajeto da aldeia para a cidade". Afirma.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro
A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília
O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)