Segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 13h27
Responsáveis técnicos pela saúde bucal indígena e implantação do módulo de saúde bucal do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) estarão participando, a partir de amanhã (01.09) até a próxima sexta-feira, em Brasília, de capacitação promovida pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai), órgão executivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho e Vilhena que prestam atendimento de saúde bucal a população de mais de 15 mil índios, de aldeias localizadas em 39 municípios dos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, atendidos pela Coordenação Regional da Funasa, estarão presentes no evento.
Segundo os organizadores, o objetivo é capacitar os servidores responsáveis pela saúde bucal de cada Dsei, de acordo com as diretrizes para a atenção à saúde indígena e treiná-los para a utilização das ferramentas de informação do Siasi.
Através da utilização deste programa, será possível fortalecer a organização dos serviços, uniformizar o processo de captação, inserção e saída de dados e, aprimorar a qualidade das informações em saúde bucal.
Com a nova ferramenta, também será possível processar e analisar dados epidemiológicos relacionados às principais patologias bucais e anomalias, tais como cárie dentária, doença periodontal, fluorose e má formação congênita. O programa conta, ainda, com um componente relacionado à especificidade das populações indígenas, que são os aspectos culturais, dando oportunidade para construir um verdadeiro banco de dados etnográfico.
Após o encontro, que terá uma segunda etapa programa para acontecer no próximo dia 15, será possível a elaboração do plano de implantação do programa nos Dseis.
Fonte: Ascom/Funasa
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)