Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

São Lucas cria bibliotecas comunitárias na Capital


Proporcionar condições para que comunidades carentes da Capital tenham acesso à leitura tem sido preocupação da Faculdade São Lucas. Através da Coordenação de Extensão (Coex), a Instituição pretende, nos próximos quatro anos, contribuir para a criação de cinco bibliotecas comunitárias na Capital, como parte do projeto de responsabilidade social da Faculdade.

Em dezembro passado, a Faculdade São Lucas fez a doação de três mil livros para o Centro Social Madre Mazarello, situado no bairro Pantanal, zona leste de Porto Velho. Os livros estão sendo utilizados pela comunidade, principalmente como subsídios de pesquisas para crianças e adolescentes de famílias carentes do bairro. Os livros foram obtidos durante a 1ª Gincana “Formando Cidadãos”, que mobilizou os acadêmicos da Instituição de Ensino Superior no Dia da Responsabilidade Social.

O Centro Social Madre Mazarello atende em torno de 300 crianças de 700 famílias cadastradas e, conforme a Irmã Arlene Brasil, os livros doados pela São Lucas são importantes para trabalhos de reforço e complementação escolar. Dentro da filosofia de atendimento à comunidade porto-velhense, a Faculdade São Lucas, através da Coordenação de Extensão, também fez a doação de mil livros para o acervo da Biblioteca Popular do Bairro Areal, que objetiva atender comunidades carentes residentes em bairros adjacentes, dentre os quais Cai n'Água, Triângulo e Baixa da União.

Com essa doação, a diretoria da Faculdade São Lucas contribui para que crianças, adolescentes e adultos tenham acesso facilitado à leitura e à pesquisa. É uma grande oportunidade que está sendo oferecida a muitas famílias carentes que habitam o bairro Areal e adjacências que não têm condições financeiras de adquirir livros para seus filhos, conforme salientou o professor Aleksander Palitot, um dos idealizadores do projeto. Ele destacou a iniciativa da Faculdade São Lucas, acrescentando que, além da área de leitura, a Biblioteca Popular também se propõe a atuar como reforço escolar para os alunos carentes.

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Política

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Durante o ano passado, os deputados estaduais rondonienses começaram a colocar fim aos abusos praticados pela atual concessionária de energia elétri

As eleições de outubro

As eleições de outubro

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores.

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Uma grande ação política, encampada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) garantiu o início das obras do esgotamento sanitá