Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Saída para Pacífico beneficia Rondônia



Saída para o Pacifico trará grandes benefícios para Rondônia

A idéia defendida por mais de 15 anos pelo ex-deputado federal do Estado de Rondônia e atual diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de infra-estrutura de Transportes (DNIT), Miguel de Souza, foi tema do seminário internacional "Saída para o Pacífico e Áreas de Livre Comércio – Oportunidades de Integração e Desenvolvimento" ocorrido no último fim de semana em Rio Branco (AC) e Puerto Maldonado no Peru.

Durante a sua palestra, o diretor ressaltou as oportunidades que se abrirão para a economia do noroeste brasileiro.

De acordo com Miguel, são grandes os benefícios desta nova rota, como o intercâmbio comercial, a integração turística e cultural entre o Brasil e Peru e ainda o acesso aos portos do Pacifico, como o da Ásia, considerado a maior população do mundo.

Em sua palestra, o diretor falou ainda sobre a economia gerada para a região com a implantação da estrada interoceânica "Saída para o Pacífico". Segundo ele, o custo do transporte deve ser reduzido em até US$ 30, em média, por tonelada. Explicou também sobre o mecanismo de embarcação. "Somente os Estados da região noroeste (Cuiabá para cima) usarão esta rota. Os portos de Santos, em São Paulo e Paranaguá, no Paraná, continuarão atendendo a demanda de parte da região Centro-Oeste, Sul e Sudeste (Brasília para baixo). Dessa forma o frete ficará mais barato para a região Norte, gerando competitividade, economia e lucro para o todo o país", afirmou.           
 
Com um custo de US$ 810 milhões, acordo firmado entre o Brasil e o Peru, a estrada começou a ser construída há dois anos e deve levar pelo menos mais dois para ficar pronta, diminuindo em aproximadamente 6 mil quilômetros a distância comercial com a Ásia. Quando estiver concluída, terá mais de 2,5 mil quilômetros entre Iñapari, na fronteira com o Brasil, e três portos peruanos - San Juan, Matarani e Ilo. Além de proporcionar ao Brasil uma saída ao Pacífico, o objetivo é que ajude a incrementar o comércio entre as regiões de fronteira.

História

Idealizador deste projeto, Miguel de Souza, que liderou e registrou em livro editado pelo Sebrae em 1992 - a Caravana da Integração Brasil-Peru-Bolívia - reuniu 25 pessoas, entre empresários, políticos, técnicos e jornalistas, com o propósito de "demonstrar a importância, a viabilidade e a necessidade da ligação rodoviária entre Brasil, Peru e Bolívia, através dos Estados de Rondônia e Acre", derrubou mitos e preconceitos que se interpunham à construção desta rodovia. 
 
Fonte:  Gabriella Lima – Ascom/DPP/DNIT
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

Doutor Aparício Carvalho e deputado federal Thiago Flores assumem o partido Republicanos em Rondônia

O partido Republicanos assume uma nova configuração. O empresário, Médico Psiquiatra, ex-Deputado Federal e ex-Vice-Governador de Rondônia, Aparício

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)