Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ruy Motta lança Fórum de Economia Solidária em Ji-Paraná


 
Na próxima quarta-feira (14), o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, Ruy Parra Motta, lançará e implantará, na cidade de Ji-Paraná, a partir das 8:30h, no auditório da Câmara de Vereadores, o Fórum Municipal de Economia Solidária de Jí-Paraná. O evento conta com apoio do prefeito municipal, José de Abreu Bianco.

Segundo Ruy Motta o objetivo é unir a sociedade, entidades e o poder público para discutir, regionalmente, problemas e soluções para as iniciativas da economia solidária na região central do Estado.

“Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Isso é possível por meio do associativismo, do cooperativismo, e outras formas de organização social que tenha por orientação: autogestão, cooperação, dimensão econômica e solidariedade” , explicou o superintendente.

Continuando Ruy Motta disse que: “o evento é público e contamos com a participação dos empreendimentos econômicos solidários, grupos informais, gestores públicos e assessorias. Por meio do Fórum poderemos mapear os grupos que geram renda na região. Queremos chamá-los para discutir, identificar os problemas e dificuldades e apresentar isso para o poder público para viabilizar soluções”.

Conforme o Sistema de Informação de Empreendedores da Economia Solidária – SIES existem na região central do Estado de Rondônia, levantamento feito no período de 2005 a 2007, cerca de 190 empreendimentos com esse modelo de produção.

O Fórum Municipal de Economia Solidária de Ji-Paraná será realizado no período de 14 a 15 de outubro de 2009, e terá como eixo de debate uma explanação sobre “O Fórum Rondoniense de Economia Solidária e sua Importância na Implantação do Fórum Municipal de Economia Solidária” e as palestras: Economia Solidária como alternativa para o desenvolvimento humano; Território e Cidadania – com ênfase na economia solidária; Economia Solidária e a Agricultura Familiar; Economia Solidária e a Saúde Mental nos CAPS em Rondônia; Economia Solidária e o EJA – Secretaria de Educação do Estado de Rondônia e o Planejamento das ações para o acompanhamento e fortalecimento das ações de Economia Solidária. N o dia 15, a tarde , terá um debate seguido de explicações sobre o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado.

O Fórum conta com parcerias da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, Prefeitura Municipal de Porto Velho, Fundação Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Emater-RO, Cooperativa dos Produtores de Café - ACARAM e o Instituto Marisa de Solidariedade. 

Fonte: Ascom/SRTE-RO

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)